O Vereador Dione Miranda apresentou um projeto de emenda à Lei Orgânica reduzindo de 13 para 9 o número de Vereadores em Além Paraíba a partir das próximas eleições municipais em 2020. O projeto promete causar uma enorme polêmica. A Câmara Municipal já teve 15 Vereadores, depois teve o número reduzido para 9 Parlamentares e com a regulamentação do assunto na Constituição Federal passou a ter o poder de definir de acordo com o eleitorado o número de Vereadores que deve ser entre 9 e 13. Com a regulamentação da matéria definiu o número de treze. A proposição do Vereador Dione Miranda é para que o número volte a ser de 9 Vereadores mas para a matéria ser aprovada necessita de dois terços de votos favoráveis dos demais Vereadores. Dione Miranda pretende mobilizar a população para que esta pressione os Vereadores no sentido de votarem a favor de sua matéria.
CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO
PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!
quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Amigo íntimo do ex Prefeito Fernando Lúcio garante que o mesmo será candidato em 2020.
José Jacinto Teixeira, o conhecido Zé Teixeira que depois de ter trabalhado em cargo de confiança na gestão de Fernando Lúcio Donzeles na Prefeitura é atualmente Assessor Parlamentar do Vereador Wolninho Freitas, afirmou a reportagem do Jornal A Gazeta, na manhã de hoje que: "Fernando será candidato a Prefeito em 2020 apesar de meus pedidos para que ele não disputasse a eleição." Zé Teixeira fez tal afirmação diante de testemunhas inclusive e afirmou ainda que muitas pessoas estão pedido a Fernando Lúcio que ele retorne a Prefeitura. A conferir.
Encontro de carros "tunados" inferniza moradores das proximidades da Ilha do Lazareto
A Prefeitura Municipal de Além Paraíba precisa ter mais critério para liberar alvarás para os famosos encontros de "carros tunados" na Ilha do Lazareto. Os chamados carros tunados são aqueles que têm equipamentos de som altamente potentes, com amplificadores e caixas acústicas especiais. Nesses encontros os proprietários de carros "tunados" exibem seus equipamentos e quanto mais alto é o volume mais "prestigiado" é o carro e seu proprietário. A população no final de semana passado não reclamou em redes sociais que o encontro que se realizava na Ilha do Lazareto estava infernizando a vida dos moradores, num raio de 1 quilômetro do Parque de Exposições. Moradores da Praça da Bandeira por exemplo postaram que até os vidros das casas estava vibrando com a altura do som emitido pelos carros tunados que participavam do encontro. O encontro também inferniza a vida dos pacientes do Hospital São Salvador já que as ondas sonoras chegam com potência máxima na instituição. A Prefeitura precisa usar de rigoroso bom senso para limitar a realização desse tipo de evento ou determinar que os mesmos ocorram em local desabitado. Outra solução fácil seria a Câmara criar uma Legislação Municipal disciplinando a questão.
Após polêmica na última segunda feira, Vereadores mantem a decisão de não conceder título ao genro do ex Prefeito. Vereador Dione manterá as demais homenagens
Sem projetos relevantes na pauta da Sessão da Câmara do dia 20 de agosto, a polêmica ficou por conta de uma impugnação apresentada pelo Vereador Dione de Castro Miranda aos Decretos Legislativos que concedem títulos honorífico em 28 de setembro. Baseando-se na resolução número 007/2005 que estipula o prazo de 30 de junho de cada ano para que os Vereadores apresentem os nomes de seus indicados para os títulos, Dione apresentou a impugnação alegando que o prazo não foi cumprido, o que de fato não foi. O Vereador Gerson Barreto, Presidente da Câmara contraditou o Vereador alegando que resolução não prevê qualquer impedimento de tramitação de nomes mesmo que os mesmos sejam indicados após o prazo de 30 de junho. Gerson Barreto afirmou ainda que a situação envolvendo o ex Secretário de Finanças com o recebimento indevido de honorários advocatícios quando trabalhava no Município o desqualificam para receber a homenagem e indo mais além, Gerson lembrou que o ex Secretário também está moveu ação contra a Câmara Municipal. A reunião foi longa por conta da discussão sobre o tema e em alguns momentos o clima ficou pesado entre os Parlamentares. O Vereador Dione Miranda apesar de muito inconformado com a decisão de rejeição do nome do ex Secretário de Justiça resolveu manter as homenagens aos demais homenageados que indicou. Dione havia informado que talvez retirasse todos os nomes por ele indicados; Ao final resolveu mantê-los alegando que seria uma descortesia de sua parte para com os outros agraciados que indicou.
Baixa procura pelas vacinas contra sarampo e pólio é uma realidade também em Além Paraíba. Até ontem só 62 por cento do público algo havia sido vacinado
Segundo o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, a cidade não atingiu a meta de vacinar 95 por cento do público alvo contra sarampo e paralisia infantil. Os últimos número mostram que apenas 62 por cento foram vacinados. A situação é preocupante já que o vírus do Sarampo está circulando no País e a poliomielite (paralisia infantil), doença que já foi erradicada do País pode voltar a infectar caso a proteção vacinal não seja atingida. A vacinação continua até dia 31 de agosto em todos os Postos de Saúde da cidade e zona rural. As crianças até 5 anos precisam se vacinar. Deixar de levar os filhos para tomar as vacinas oferecidas pelo Governo é considerado crime pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Falecimento de Maria Inês Soares de Souza comove servidores públicos, amigos e comunidade Católica de Além Paraíba
A notícia chegou a cidade na tarde de 21/08/2018. Faleceu em Juiz de Fora a Professora e ex servidora pública municipal aposentada, Maria Inês Soares de Souza, conhecida como "Inesinha". Figura que era sinônimo de lisura, caráter e bondade, Maria Inês foi professora de inglês na rede estadual de ensino de Além Paraíba e funcionária da Prefeitura Municipal onde ocupou os mais importantes cargos, chegando a ser Secretária Municipal de Fazenda. Maria Inês foi funcionária de extrema confiança de Prefeitos históricos como Elias Fadel Sahione. Aposentou-se na gestão do ex Prefeito Sérgio Ribeiro. Maria Inês foi casada com o Professor Sérgio de Souza com quem teve 3 filhos, dois homens e uma mulher. De saúde frágil, Maria Inês sofreu de insuficiência renal crônica tendo se submetido por longo tempo a hemodiálise. Maria Inês conseguiu submeter-se a um transplante de rim que lhe foi doado por sua irmã Maria Aparecida Soares Santos. Mesmo com o problema renal resolvido, Maria Inês sofria de cardiopatia grave. A doença no coração atrasou o transplante. Antes de ser transplantada Maria Inês deve de passar por procedimento cardíaco. Ela vinha bem de saúde vivendo em Juiz de Fora com a filha, Ully, que é Jornalista. Enquanto viveu em Além Paraíba, Maria Inês foi uma Católica atuante participando ativamente das pastorais da Paróquia de São José, além de Ministra da Eucaristia. Seus colegas de Prefeitura e "irmãos" da Paróquia ficaram chocados com a morte de Maria Inês. A cidade seguramente perdeu uma de suas melhores cidadãs. Ao longo de sua vida, Inês só praticou a bondade, fez amigos e foi um exemplo de generosidade e seriedade como servidora pública, honesta e competente. O corpo de Maria Inês será sepultado no túmulo da família as 15 horas, no Cemitério do Santíssimo Sacramento e está sendo velado na Capela Mortuária.
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Diocese de Leopoldina não resolve a questão do aforamento de terrenos do Goiabal e outros bairros da cidade.
Uma das maiores máculas na história da Igreja Católica de Além Paraíba continua sem solução pela Diocese de Leopoldina. Uma das maiores proprietárias de terrenos em Além Paraíba, a Igreja Católica é detentora de bairros inteiros como por exemplo o Goiabal, partes do Morro da Trindade e outros logradouros. Apesar das inúmeras promessas e reuniões a Igreja não resolve a questão e as centenas de moradores continuam sem o título de propriedade dos terrenos, impedidos por exemplo de contrair crédito bancário para reforma de imóveis ou simplesmente de que os imóveis que construíram no "terreno do Santo" passem naturalmente para seus herdeiros. Em alguns momentos Padres que estiveram em Além Paraíba realizaram cobranças até mesmo agressivas dos moradores que na maioria humildes atrasavam com os pagamentos anuais do famigerado "aforamento". O aforamento é uma taxa, como se fosse um aluguel que o moradores dos terrenos da Igreja são obrigados a pagar anualmente a Diocese. Outro transtorno ocorre quando um morador pretende por exemplo passar o imóvel para um filho. A transferência de aforamento não é permitida pela Diocese. Várias reuniões com representantes do Bispo Dom José Eudes (foto) já estiveram em Além Paraíba realizando várias reuniões. Sua Excelência o Bispo é avesso a esse tipo de reuniões enviando sempre Assessores. Dom José Eudes é um Bispo novo, de pouca experiência e também de dificílimo acesso. Normalmente ele é visto nas cerimônias que Preside mas quase nunca atende as pessoas que o procuram. No momento o Bispo está em Roma participando de um treinamento, o que na verdade não muda nada já que mesmo quando está em sua Diocese nada resolve e quando procurado não atende ou delega a resolução da questão a Assessores. A pergunta que não quer calar é a seguinte: No momento atual da Igreja onde o Papa Francisco prega a proximidade com os pobres e uma igreja voltada para os pobres, PORQUE A DIOCESE SIMPLESMENTE NÃO PROMOVE A DOAÇÃO OFICIAL DOS TERRENOS AFORADOS AOS MORADORES QUE NELES COM SACRIFÍCIO E SUOR CONSTRUÍRAM SUAS CASAS.
Projeto "Prefeitura no seu bairro” vai ao Morro da Conceição essa semana.
O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior implantou o projeto "Prefeitura no seu bairro". A iniciativa consiste no deslocamento de toda a administração municipal para um bairro da cidade durante uma semana. O projeto tem feito muito sucesso. O Prefeito passa os dias nos bairros com toda a sua equipe de governo. As Secretarias Municipais também realizam várias ações no bairro contemplado. Essa semana o "Prefeitura no seu bairro" vai estar no Morro da Conceição. Confira a programação:
Gabinete do Prefeito:
Presença do Prefeito no Bairro todos os dias;
Auxilio Jurídico para todos os munícipes;
Ouvidoria Geral;
Defesa Civil – prevenção de tragédias;
Secretaria de Obras e Serviços:
Inicio da obra de contenção na Rua Primeiro de Setembro;
Operação Tapa Buraco;
Limpeza Bruta;
Manutenção das vias;
Atendimentos as demandas da população;
Secretaria de Administração:
Dia 21 – Emissão de Carteira de Trabalho;
Dia 22 – Atendimento do Protocolo da Prefeitura no Bairro;
Dia 23 – Secretaria de Fazenda tirando dúvidas sobre o IPTU;
Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente:
Dia 21- Coleta seletiva, Campanha Educativa e Atendimento;
Dia 22 – Coleta seletiva, Campanha Educativa e Atendimento;
Dia 23 – Coleta Seletiva, Palestra Educativa e Plantio de mudas;
Secretaria de Assistência Social:
– Cadastro Único;
– Orientação sobre benefícios;
– Isenção de segunda via de certidão de nascimento/casamento e carteira de identidade;
Secretaria de Educação e Esportes:
*Educação:
– Apresentação de Trabalhos e Projetos escolares com Projeções da Escola Municipal Salles Marques
– Apresentação de Trabalhos e Projetos escolares com Projeçoes do Centro Municipal de Educação Infantil Anchildes Baranda (CMEI);
– Presença das Diretoras e Coordenadoras das Escolas tirando duvidas a respeito e trocando informações sobre todo trabalho desenvolvido nas mesmas;
*Esportes:
– Slackline;
– Apresentação de Skate com Iniciação para as crianças;
– Recreação;
– Cama Elástica;
Secretaria de Saúde:
Dia 21/8 – Preventivo ginecológico, vacinação, realização de teste rápido (sífilis, HIV, hepatites), Promoção da saúde com o NASF, aferição de PA;
Dia 22/8 – Preventivo ginecológico,vacinação, realização de teste rápido, aferição de PA
Dia 22/8 – Arrastão de limpeza da Dengue;
Dia 23/8 – Preventivo ginecológico, vacinação, realização de teste rápido, promoção da saúde com o NASF, aferição de PA;
Palestras da Secretaria de Saúde todos os dias na Quadra da Colina;
Obs: os exames preventivos e realização de teste rápido serão realizados na unidade De Saúde Alice Fernandes.
Promotora Sandra Ban poderá ser promovida para a Comarca de Juiz de Fora.
A Promotora de Justiça, Dra. Sandra Ban está em férias mas em vias de ser promovida para a Comarca de Juiz de Fora. Segundo apuramos ainda não houve a publicação da promoção mas pelo critério de antiguidade Dra. Sandra é a que mais chances tem de ser promovida. Em Além Paraíba há mais de 20 anos, a Promotora foi uma das que mais tempo permaneceu na Comarca. Competente e legalista, Sandra Ban preza pela discrição. Em Além Paraíba atuou em todas as áreas do Ministério Público além de ter sido várias vezes Promotora Eleitoral. Rigorosa no cumprimento da Lei, a Promotora, caso seja promovida vai engrandecer o Ministério Público em Juiz de Fora mas ficará na história do Fórum de Além Paraíba. Durante os anos de atuação ingressou com uma série de ações judiciais relevantes que ao final beneficiaram a sociedade como um todo. A se confirmar a promoção não resta dúvida que será uma perda para a Comarca.
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
PRESIDENTE DA CÂMARA DIZ QUE BRUNO BARROS DESVIOU DINHEIRO 85 MIL DO MUNICÍPIO E MOBILIZOU A CÂMARA QUE NÃO APROVOU A CONCESSÃO DE HOMENAGEM AO EX SECRETÁRIO DE JUSTIÇA
Um fato inédito aconteceu na Sessão da Câmara na segunda feira, 13 de agosto. Pela primeira vez em toda a história do Legislativo Municipal de Além Paraíba, um nome de um possível agraciado com um dos mais importantes títulos concedidos pela Câmara FOI REJEITADO pela maioria dos Vereadores. O ex Secretário de Justiça de Além Paraíba, genro do ex Prefeito Fernando Lúcio Donzeles ganhou BOLA PRETA e teve seu nome reprovado não sendo portanto considerado digno para receber título de Cidadania Benemérita. O autor da proposição dando o título ao ex Secretário foi o Vereador Dione de Castro Miranda. No momento em que o projeto de Decreto Legislativo dando o título a Bruno Barros foi a discussão, o Presidente da Câmara, saiu da Presidência, pediu a palavra e disse não parecia correto que o Legislativo homenageasse o ex Secretário Bruno Barros. De forma muito direta, o Presidente da Câmara afirmou que Bruno Barros DESVIOU 85 mil Reais dos cofres públicos do Município quando recebeu indevidamente honorários enquanto Secretário de Justiça. Gerson Barreto disse inclusive que o ex Secretário já está denunciado pelo desvio na justiça pelo desvio do dinheiro. O Vereador Dione Miranda, disse que tratava-se de uma questão política pois Bruno Barros não havia sido condenado e que a recusa de lhe conceder o título prendia-se ao fato de ser ele genro do "futuro Prefeito de Além Paraíba (Fernando Lúcio Donzeles). Dione chegou a afirmar que se o ex Prefeito for candidato em 2020 terá seu voto, seu apoio e será vitorioso. Gerson Barreto, o Presidente da Câmara disse que não se tratava de uma questão política mas de preservação do nome da Câmara que não poderia conceder um título a quem desviou dinheiro do Município. Gerson afirmou que 85 mil Reais são 85 salários mínimos numa cidade onde existe tanto desemprego. Gerson ainda disse que "o nacional Bruno Barros, ainda tentou ingressar com uma ação judicial contra a Câmara. Todas as afirmações contidas na presente matéria foram obtidas a partir do áudio da sessão da Câmara Municipal, do dia 13 de agosto d 2018, publicado na internet no endereço http://alemparaiba.cam.mg.gov.br/audio/2018/13-08-2018.mp3
Padre João Paulo começa a atuar na Paróquia da Consolação e é elogiado pelos Paroquianos.
O Padre João Paulo, novo responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Consolação assumiu os trabalhos no início do mês e já está cumprindo extensa agenda. Padre João Paulo, egresso de Cataguases, está celebrando as Missas na Matriz da Consolação (Domingos, 07:30 e 19:30 horas), São Geraldo (Sábados, 19:00 horas) Madre de Deus de Angustura (Domingos, 17 horas), São Judas Tadeu, Marinópolis e Santa Marta. No último domingo, 12 de agosto, na tanto na Missa das 7:30 horas quanto na Missa das 19:30 horas, os Paroquianos elogiaram a maneira de conduzir a celebração pelo Padre João Paulo além de tecerem elogios também a profundidade de suas homilias. Padre João Paulo está implementando aos poucos seu ritmo de trabalho na Paróquia da Consolação mas mesmo estando na cidade há pouco tempo já é conhecido e querido pelos Paroquianos. Trata-se de um Sacerdote jovem mas com grande conhecimento teológico, com espiritualidade e carisma.
Superiora da Ordem do Santo Sepulcro, Dama Isis Penido, receberá a Comenda do Mérito Mercadante, por indicação do Presidente da Câmara
A Câmara Municipal de Além Paraíba aprovou na segunda feira, dia 13, por unanimidade, Decreto Legislativo, concedendo a Dama Isis Penido a Comenda do Mérito Mercadante, mais importante título honorífico concedido pelo Município. A indicação foi feita pelo Presidente da Câmara, Vereador Gerson Barreto em reconhecimento ao trabalho social e filantrópico desenvolvido pela Lugar Tenente da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém . A Dama Isis Penido é também presidente da ABRAG, Associação Brasileira dos Amigos dos Portadores de Glaucoma, principal entidade que combate essa terrível doença que se não tratada leva à cegueira. A Comenda do Mérito Mercadante é conferida uma vez por ano a personalidades cujo trabalho tenha sido relevante em prol do Município ou mesmo do País.
QUEM É ISIS PENIDO
Mineira de Belo Horizonte, Isis Penido é Advogada e Juíza de Paz. Casada com o Engenheiro Paulo Penido, é mãe de um casal de filhos e tem uma neta. Sua atuação em obras sociais e assistenciais no Rio de Janeiro e até mesmo no Brasil é reconhecida. Ela integra há 22 anos a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Ordem milenar que provem as necessidades do Patriarcado Latino da Terra Santa. Além disso, a Ordem tem uma série de trabalhos caritativos no Rio e em outras cidades. Em Além Paraíba, a Dama Isis Penido esteve visitando a cidade em novembro passado ocasião em que impressionou-se com o trabalho do Asilo Ana Carneiro, tendo à época dispensado ajuda para a entidade. No Rio, além de ser a Superiora da Ordem do Santo Sepulcro preside a ABRAG - Associação de Amigos dos Portadores de Glaucoma que realiza trabalhos de prevenção e tratamento dessa doença ocular conhecida por "pressão alta nos olhos" que silenciosamente tira a visão de suas vítimas. A ABRAG é uma entidade reconhecida nacionalmente. Isis Penido estará sendo comunicada da homenagem ainda esta semana tão logo o Decreto Legislativo seja promulgado pelo Presidente da Câmara.
Monsenhor André Sampaio de Oliveira receberá título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Além Paraíba por indicação do Vereador Dione Miranda
O Monsenhor André Sampaio de Oliveira, uma das maiores expressões do Clero brasileiros se tornará Cidadão de Além Paraíba no próximo dia 28 de setembro de 2018. Por indicação do Vereador Dione de Castro Miranda e aprovação unânime dos Vereadores na Sessão de 13 de agosto de 2018, será concedido ao religioso o título de Cidadão Honorário de Além Paraíba. O Decreto Legislativo já foi aprovado devendo ser promulgado nos próximos dias para que o agraciado seja formalmente comunicado da importante homenagem prestada pela população de Além Paraíba, através de seus representantes.
Quem é André Sampaio de Oliveira
O Monsenhor André Sampaio de Oliveira é carioca. Sacerdote incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, é atualmente um dos mais próximos Assessores do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, tendo sido Secretário Particular do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. Mestre e Doutor em Direito Canônico, Monsenhor André Sampaio residiu em Roma onde cursou a Escola de Diplomacia da Santa Sé. Como Diplomata atuou como Secretário em Nunciaturas Apostólicas na Nigéria, Colômbia e outros Países. É poliglota, escritor e Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Monsenhor André Sampaio é uma dos mais mais capazes Sacerdotes e mais estimados da Arquidiocese; Há quem afirma na Cúria que brevemente ele deverá ser elevado a dignidade Episcopal. Monsenhor André Sampaio é Prior da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém Lugar Tenência Brasil Rio de Janeiro além de ocupar cargo relevantes em Consenhos de hospitais filantrópicos e outras obras importantes da Igreja Católica. O Vereador Dione Miranda, criterioso para conceder suas homenagens, afirmou que concede o título ao Monsenhor André por entender que o mesmo é uma figura que faz um trabalho que engrandece o ser humano.
Câmara aprova nomes de personalidades que receberão títulos honoríficos em 28 de setembro, na sessão solene de aniversário da cidade.
A Câmara Municipal de Além Paraíba aprovou em sessão plenária ontem, 13 de agosto de 2018 os nomes das personalidades que receberão títulos honoríficos em 28 de setembro de 2018. Os títulos (Cidadão Honorário, Cidadão Benemérito, Honra ao Mérito, Comenda do Mérito Mercadante e Comenda Mercadante Mérito Legislativo) são entregues durante a Sessão Magna da Câmara em comemoração ao dia do fundação da cidade, 28 de setembro, feriado municipal. Os nomes dos agraciados são inicialmente indicados pelos Vereadores; em seguida são submetidos a análise de uma comissão especial. Se aprovados na Comissão os nomes seguem para Plenário sob a forma de Decreto Legislativo que necessitam de dois terços de votos favoráveis. A Sessão de 28 de Setembro é uma das mais formais que acontece na Câmara Municipal, realizada com toda a pompa em razão de sua importância. Clique na imagem abaixo para conhecer a relação dos Agraciados de 2018:
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
Bombeiros afirmam que interditaram apenas a cozinha e o banheiro do prédio do INSS e não a edificação como um todo. Como um prédio público pode funcionar sem banheiro?
Uma confusão e informações desencontradas estão ocorrendo no episódio de fechamento da agência do INSS em Além Paraíba. A primeira notícia que se teve é o Gerente local do INSS teria sido notificado pelos bombeiros a fechar o prédio já que o mesmo não teria condições de funcionamento. A informação foi a princípio desmentida pelo Corpo de Bombeiros. Agora, em atualização, nossa reportagem foi informada que SIM, os Bombeiros interditaram a cozinha e o banheiro do prédio do INSS e que por conta disso o Gerente não teve outra saída se não o fechamento do mesmo. De fato, é inimaginável que um prédio público onde dezenas de pessoas se dirigem todos os dias e onde exitam funcionários funcione sem banheiros. Quanto a cozinha, seria até possível, mas sem banheiros de fato não há como. Não se sabe o teor da notificação; Se apenas um ou todos os banheiros foram interditados, quais os motivos que geraram a interdição. Enquanto a confusão permanece o prédio do INSS permanece fechado para o desespero das pessoas que necessitam dos serviços da previdência e que até que seja reaberto terão que se deslocar para o posto do INSS da cidade de Leopoldina, distante 60 km de Além Paraíba.
Câmara retorna do recesso. Disputa pela Presidência já é discutida internamente.
A Câmara Municipal de Além Paraíba retornou do recesso parlamentar de julho e volta a ter sessões ordinárias as segundas feiras. O segundo semestre do segundo ano do mandato é normalmente um ano diferente no Legislativo. Nesse período acontecem dois eventos importantes para a edilidade: Existem eleições gerais em novembro e na última sessão de dezembro, em votação secreta, os Vereadores escolhem a Mesa Diretora da Câmara que comandará o Poder Legislativo nos dois últimos anos da legislatura, no caso, 2019 e 2020. O atual Presidente da Câmara, Vereador Gerson Barreto afirmou firmemente que não pretende disputar a reeleição para a Presidência da Câmara por entender que sua contribuição como Chefe do Legislativo estará completa ao final de seu mandato de dois anos. O Prefeito Miguel Belmiro tem sólida maioria na Câmara, sua base é composta por 8 Vereadores. Os Prefeitos sempre desejam ter na Presidência e na Secretaria da casa aliados políticos. Presidente e Secretário são os Vereadores que elaboram as pautas, que determinam o ritmo das votações, entre outras ações importantes para o Poder Executivo. Na base do Prefeito existe o Vereador Mazinho tem afirmado com muita transparência que pretende disputar a Presidência. Leidimar Diogo é o atual Primeiro Secretário da Câmara e vem desempenhando bem seu papel e suas funções. Segundo apuramos existe outro Vereador da base do Prefeito que gostaria de ser o Presidente mas não tem encontrado apoio nem mesmo em seus pares de bancada governista. Na oposição dois nomes seriam cotados: Rodrigo França e Gilson Ricardo Ribeiro. Ambos tem boas relações na Câmara mas não teriam os votos do bloco do Governo. As discussões já estão acontecendo internamente na Câmara Municipal e até o momento, Mazinho tem a preferência da maioria.
Bombeiros dizem que não interditaram prédio do INSS. Prefeito e Presidente da Câmara começam a agir para reverter o fechamento da agência na cidade. Prefeitura solta nota de esclarecimento.
A Agência do INSS de Além Paraíba de forma súbita e numa situação estranha fechou suas portas sem dar maiores satisfações aos segurados. Aqueles que procuraram a agência essa semana foram surpreendidos com um papel colado na porta dizendo que perícias e outros agendamentos deveriam ocorrer em Leopoldina, a cerca de 60 km de Além Paraíba já que a agência local estaria interditada. Várias versões foram dadas pelo responsável pelo INSS local, um novo gerente que parece ter vindo para a cidade apenas para fechar o posto de atendimento. A notícia que se teve é de os bombeiros de Além Paraíba teriam feito uma vistoria na agência, constatado irregularidades e determinado a interdição do espaço. Segundo informações do blogueiro Adenilson Mendes, o Corpo de Bombeiros Militar diz que não fez nenhuma vistoria e nem tampouco determinou a interdição do local. A população indignada não aceitou a decisão até porque muitos dos segurados no INSS não tem sequer condições de deslocamento até Leopoldina. O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior e o Presidente da Câmara, Vereador Gerson Barreto se mobilizaram para reverter a situação tendo inclusive encontros com o gerente do INSS de Além Paraíba. No final tarde de ontem a Prefeitura soltou a seguinte nota de esclarecimento: "O Prefeito Miguelzinho, juntamente do Procurador Geral do Município, Dr. Fernando Ferreira, do Advogado, Dr. Gilson e dos Vereadores David da Paz, Gérson Barreto e Afrânio de Deus (Polenta), estiveram reunidos com o Gerente do INSS de Além Paraíba, Gerimar Vieira na tarde de hoje, 09 de Agosto de 2018, em virtude do Posto de Atendimento do INSS de Além Paraíba ter encerrado suas atividades.O Gerente do INSS de Além Paraíba, Senhor Gerimar Vieira, informou que o encerramento das atividades foi motivado pela notificação do prédio onde funciona a agência pelo Corpo de Bombeiros e que, até que seja alugado novo prédio na cidade, o que será feito através de edital do INSS, os atendimentos serão realizados na Agência de Leopoldina, sendo que a locomoção dos segurados será paga pelo INSS. Informou ainda o Gerente do INSS, que tão logo seja alugado um prédio em condições legais de funcionamento na cidade, o posto de atendimento voltará a funcionar em Além Paraíba. Diante de tais fatos, o INSS já está transferindo os seus móveis e utensílios para a cidade de Leopoldina, no entanto, o Prefeito Municipal Miguelzinho levantou a hipótese de que não houvesse a transferência do posto para Leopoldina, ainda que provisória, propondo a sua responsabilidade em conseguir um imóvel em nossa cidade, para funcionamento do posto, correndo as despesas de aluguel e instalação pela Prefeitura, até que fosse concluída a locação pela pessoa vencedora do edital, que ainda não foi publicado.Diante desta sugestão do Prefeito Miguelzinho, o Gerente do INSS de Além Paraíba marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, às 13 horas, em Leopoldina, com o seu superior para analisar tal proposta, que acha possível de ser atendida.O Prefeito teme que a transferência do INSS para Leopoldina, ainda que provisória põe em risco uma transferência definitiva, por iniciativa do governo federal, deixando assim a cidade sem uma agência que atende cerca de 300 segurados por dia.Adm. 2017/2020, construindo uma nova história."O Presidente da Câmara encaminhou ofício ao Presidente Nacional do INSS solicitando a imediata reversão do fechamento da agência, lembrando que são mais de 6.000 segurados que usam o local para os serviços ali prestados. Resta aguardar até a próxima quando nova reunião deverá ocorrer entre Prefeito, Legislativo e Gerente do INSS para verificar se o fechamento se manterá ou não. As desculpas do Gerente caem por terra na medida em que os Bombeiros desmentem a interdição e na medida em que a Prefeitura se dispõe a ceder um imóvel para que o INSS se instale provisoriamente até que alugue outro local definitivo.
José Alves Fortes inaugura busto de Adão Araújo, um dos principais empreendedores de Além Paraíba de toda a história da cidade
O Professor José Alves Fortes, Diretor da Fundação Educacional de Além Paraíba, mantenedora das Faculdades, custeou e inaugurou um busto do empresário Adão Pereira de Araújo. A peça é da artista plástica Jô Grassini que faz fez outros bustos em Além Paraíba como o do próprio Professor Fortes, do Empresário Hélio Fazolato e da estimada Marley Baranda Fortes. Localizado na rua que leva o nome de Adão Araújo, o busto foi uma homenagem e um tributo à memória de Adão Araújo, um dos maiores empresários e empreendedores da cidade. Em sua biografia de empreendedorismo, Adão Araújo trouxe para Além Paraíba o sistema de bondes para transporte coletivo, foi proprietário de diversas empresas e um dos maiores empregadores de sua época. Seu nome é um dos mais conhecidos na cidade até porque a rua principal no centro é denominada de "Rua Adão Araújo". A sobrinha neta do empresário, última familiar viva do mesmo, que reside em Além Paraíba representou a família na bela homenagem.
quinta-feira, 9 de agosto de 2018
É total o desinteresse do Alemparaibano pelas eleições que se aproximam. O perigo é votar em qualquer um!
Há menos de 2 meses da eleições o que se percebe em Além Paraíba é o total desinteresse do eleitorado pelo pleito. É bem verdade que pela nova legislação eleitoral a campanha só ganha as ruas após 15 de agosto, data limite para pedido de registro de candidaturas mas as pessoas estão decepcionadas com a classe política e não há candidatos a nenhum dos cargos na cidade que entusiasme o eleitorado, é o que se percebe. Os políticos de Além Paraíba também até o momento não se manifestaram sobre os nomes que pretendem apoiar. Até mesmo as "visitinhas" dos Deputados "paraquedistas" que só aparecem aqui a cada 4 anos, compram a votação via cabos eleitorais ainda não ocorreu ou se ocorreu foi de forma muito discreta. O grande problema do desinteresse do eleitorado é que no Brasil o voto é obrigatório e em muitos casos por não estar se importando com o processo o eleitor acaba votando em qualquer candidato que lhe pedem sem qualquer análise sobre o postulante do cargo eletivo. Quando o isso ocorre são eleitos péssimos representantes para a Assembléia Legislativa, Câmara, Senado e Governo. É preciso que o eleitor se interesse pelo processo eleitoral que se avizinha, analise os candidatos que estarão pleiteando os votos em Além Paraíba para que a cidade possa efetivamente ter alguma representação nas esferas governamentais do Estado e da União.
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
Demissões em cargos comissionados podem ocorrer na Prefeitura. Segundo apuramos uma lista está sendo preparada.
Uma fonte próxima ao Poder Executivo nos garantiu que o Prefeito Municipal, seja por inoperância de alguns servidores ocupantes de cargos de chefia seja pela necessária redução do custo da folha por conta da retenção de recursos do Município pelo Estado será obrigado a demitir. A fonte garantiu que há uma lista pronta porém não definitiva e nela entram e saem nomes. Segundo apuramos, o Prefeito tem uma chance de fazer do "limão uma limonada" já que estando com poucos recursos financeiros poderia se livrar de verdadeiros vampiros que só estão na administração em prol do salário, mas sem qualquer interesse em se dedicar para que honrar a confiança que receberam do Poder Executivo. Outros estão empregados em função de confiança por imposição política o que é natural. Não é natural no entanto que o "padrinho" político de tal servidor, não tenha conhecimento suficiente na cidade para entender que o afilhado é pessoa das mais antipatizadas em Além Paraíba é uma unanimidade ao contrário: Não se encontra quem o admire e é farto o número de quem o detesta pela arrogância que lhe é natural. Outros nomes que estariam na esperada lista são de pessoas que se aproveitaram da amizade grande com o Prefeito para obterem suas chefias mas parecem ter se esquecido que amigo pode trabalhar na administração, MAS PRECISA TRABALHAR afinal é próximo de quem lhe deu a oportunidade. O Prefeito Miguel Júnior segundo consta, tem enorme dificuldade de proceder com demissões. De fato, não é das situações mais agradáveis no entanto, numa gestão em que as dificuldades financeiras estão ocorrendo por culpa da crises financeiras estadual e federal, não haverá outra saída. Politicamente poderá a medida desagradar aos que forem por ela afetados mas certamente darão novo gás a administração municipal para que esta possa estar mais ativa e mais afinada com as necessidades da população, tornando assim mais fácil uma possível reeleição. Quanto aos que forem eventualmente demitidos, se tal coisa ocorrer, haverá o choramingar de sempre e o exonerados certamente buscarão "encosto" em outros grupos políticos para que em 2020 voltem a grudar vampirescamente na teta da mamãe Prefeitura.
Apesar da chuva, FEXPO foi uma das melhores dos últimos tempos. Leia a Análise do Shows
A FEXPO 2018 terminou no dia 5 de agosto e apesar da chuva que não deu trégua desde o dia 31 quando o evento começou, foi considerada uma das melhores do últimos anos já realizadas em Além Paraíba. A grade de programação foi de alto nível e a cobrança de ingressos aconteceu apenas no dia do show do cantor Luan Santana. No Sindicato Rural de Além Paraíba repetiu-se o grande sucesso da exposição agropecuária e concurso leiteiro, além de outras provas com animais. Realizada pela Prefeitura Municipal de Além Paraíba e coordenada pelo empresa Fazolato Eventos que venceu a licitação para o certame, a FEXPO foi como sempre muito elogiada pela organização. As barracas tradicionais, o Parque de Diversões e outros estandes marcaram presença.
ANÁLISE DOS SHOWS
- Segundo opiniões diversas os shows, apesar das atrações conhecidas oscilaram entre excelente, bons e ruins. A abertura da FEXPO, no dia 31, foi com a cantora Aline Barros. Para os fãs da música religiosa o show não poderia ter sido melhor. A cantora agradou muito e para segundo a média das opiniões que tomamos, Aline Barros foi considerado um BOM SHOW.
- O show da cantora Ludmila foi dos piores que já se apresentaram na FEXPO. A cantora que esteve na mídia por um longo tempo está fora do circuito midiático nacional, só apresentou três músicas de seu repertório, cantando outras canções O show foi considerado sofrível pelas pessoas que ouvimos qualificado um show mediano.
- O show do Grupo Biquini Cavadão foi considerado um BOM SHOW, mas as pessoas esperavam mais do conjunto que já esteve aqui várias vezes. Um dos mais antigos grupos de rock e mpb, o Biquini Cavadão faz sucesso com as músicas antigas, como Janaina e outras composições. O Biquini está tentando voltar ao áureos tempos e dando preferências nos shows que está fazendo para as novas músicas do CD atual; Como as pessoas não conhecem e nenhuma delas "estourou" o povo em Além Paraíba só animava quando o grupo cantava suas músicas de sucesso do passado.
- Segundo o que apuramos, o Grupo Bom Gosto foi mais do mesmo. O Grupo que já veio a Além Paraíba inclusive no Carnaval apresentou o mesmo pagode malhado de sempre não entusiasmou o público no último da festa repetindo praticamente as mesmas apresentações anteriores que fez em Além Paraíba. Biquini Cavadão e Bom Gosto precisam sair da cabeça de quem cria a relação de atrações para a FEXPO. Já deu né? Foi considerado um show ruim.
- Quem esperava que o grande show seria o de Luan Santana e pagou ingresso para assistir o pop estar da música brasileira, decepcionou-se. O show foi riquíssimo em efeitos especiais mas o cantor deixou a desejar. Ao se apresentar, foi segundo muitos, frio com a platéia e cantou músicas que não "levantaram" o público, até porque, deixou de lado muito de seus maiores sucessos que foram lançados tempos atrás. Pelos efeitos especiais e só por isso, foi considerado um SHOW BOM.
- O Melhor show da FEXPO por unanimidade foi o do cantor e "showman", Alexandre Pires (foto). O cantor se apresentou por mais de 3 horas, foi extremamente gentil com a platéia, lia os bilhetinhos que os fãs enviavam, brincava, cantava, sambava e segurou a multidão num dos maiores shows que Além Paraíba já teve. O show de Alexandre Pires foi EXCELENTE.
O QUE ESPERAR PARA O ANO QUE VEM
A Empresa que realiza a FEXPO, seja ela qual for, vence uma licitação e como toda empresa que se propõe a realizar um evento, espera, e é natural que seja assim, lucrar com o mesmo. A FEXPO é lucro certo. É IMPOSSÍVEL TOMAR PREJUÍZO com um evento daquele porte. A Prefeitura paga parte dos shows, os ingressos custeiam a atração que é considerada a melhor, os outros recursos como venda de barracas, exclusividade de bebidas, dinheiro que o Parque de Diversões paga pelo espaço, estacionamento, banheiros, terrenos e outras fontes de recursos fazem da FEXPO, com chuva ou sol, uma galinha dos ovos de ouro. Para o ano que vem o que se espera é que a Prefeitura ou quem elabore a lista com as opções de atrações que poderão se apresentar no evento deixe lado nomes malhados e repetidos, o famoso mais do mesmo. É melhor 2 ou 3 shows de grande qualidade do que a repetição de atrações que todos já sabemos, estiveram aqui em muitos casos mais de uma vez.
Assinar:
Postagens (Atom)