O Jornalista Dauro Machado, Editor Chefe do Jornal A Gazeta recebeu na noite de 17 de dezembro de 2017, na sede da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a Medalha Amigos da Ordem. A importante comenda lhe foi entregue pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta e pela Lugar Tenente da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, Dama Comendadora Isis Penido. A Medalha é conferida anualmente a Membros da Ordem ou não desde que estes tenham prestados relevantes serviços prestados a este importante e milenar organismo da Igreja Católica. Dauro Machado recebeu a Medalha em reconhecimento a seus serviços junto a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém onde ocupa a Comissão de Comunicação e Assessoria de Imprensa sendo responsável pela gestão das páginas, site e perfis da Ordem nas redes sociais além da elaboração de seus informativos. A Medalha é foi entregue a 10 agraciados que tiveram seus nomes propostos pelo Conselho da Lugar Tenencia e referendados pela Senhora Lugar Tenente e pelo Grão Prior da Ordem do Santo Sepulcro, Cardeal Dom Orani Tempesta, mais importante expressão da Igreja Católica no Brasil. Dauro Machado afirmou a reportagem de A Gazeta que estava muito emocionado por receber a Medalha e por recebê-la das mãos de figuras tão ilustres na Igreja como a Dama Isis Penido, sua Lugar Tenente e o Cardeal Dom Orani Tempesta, que como se sabe é o mais importante Cardeal do País. O Editor disse: “Receber a Medalha das mãos de Isis Penido, do meu querido Cardeal Tempesta estando junto do meu Prior, Monsenhor André Sampaio torna a homenagem ainda mais especial para mim. São três ícones na Igreja Católica. É uma honra ser Cavaleiro da Ordem e conviver com essas pessoas. Agradeço a Deus.
CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO
PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Correios lançam Selos Postais em comemoração aos 30 anos da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém Rio Brasil
Os Correios, através de seu Superintendente no Estado do Rio de Janeiro, Cleber Machado, lançaram na noite de 17 de dezembro de 2018, no auditório da Arquidiocese, dois Selos Postais em homenagem aos 30 anos de atividades da Ordem no Rio de Janeiro. A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional e em seguida um breve resumo sobre a história da Ordem foi lido. A Lugar Tenente da OESSJ Rio Brasil S.Ex. Dama Com. Isis Penido, o Grão Prior da OESSJ, S.E.R. Dom Orani Tempesta, o Prior S.Ex. Monsenhor André Sampaio estiveram no dispositivo principal juntamente com o Superintendente doe Correios no Rio e com o Cav. Dauro Machado, que foi o propositor do lançamento dos Selos. Os Selos têm modeloe distintos: um deles traz s Cruz de Jerusalém e o outro o Brasão da Ordem. Após a leitura do histórico da Ordem, o Cavaleiro Dauro Machado, que propôs e trabalhou pelo lançamento dos Selos discursou. A Lugar Tenente, o Cardeal Tempesta e o Superintendente dos Correios fizeram belos pronunciamentos sobre o especial momento. Após os pronunciamentos aconteceu a solenidade de obliteração dos Selos quando os mesmos rebeberam solenemente o primeiro Carimbo. O evento marcou 3 décadas de trabalho da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém no Rio de Janeiro.
O SELO DA LUGAR TENENTE
Uma surpresa marcou o lançamento do Selos, dia 17 de dezembro. Após a obliteração dos Selos em homenagem aos 30 anos da Ordem no Rio de Janeiro, por iniciativa do JORNALISTA Dauro Machado e de Autoridades Constituídas no Município de Além Paraíba, onde a Lugar Tenente é muito querida, um Selo Especial, personalizado e vedado a impressão para fins comerciais, foi também lançado. O Selo traz a imagem da Lugar Tenente, Dama Isis Penido, que é natural de Minas Gerais e cujo o trabalho na Ordem do Santo Sepulcro, Rio Brasil tem sido fundamental para a Instituição. "Foi uma homenagem de Minas Gerais a esta ilustre e querida Mineira que nos enche de orgulho." A homenagem à Lugar Tenente com o lançamento deste Selo Especial foi o reconhecimento do trabalho dela em favor do semelhante através da Ordem e de outras entidades que integra. A Lugar Tenente ficou emocionada com o lançamento deste Selo Especial, até porque para ela foi uma grata surpresa.
Prefeito instalou o Programa de Regularização Fundiária no Município
No dia 20 de Dezembro, o Prefeito Municipal Miguelzinho instalará o tão esperado programa de Regularização Fundiária no Município, na Câmara Municipal, às 19 horas. O Decreto de instalação já foi publicado. O Prefeito convidou todos os interessados na regularização de seus imóveis, visando obter o titulo de propriedade e que se situem em núcleos urbanos irregulares. A Prefeitura montou um setor especial para atendimento aos interessados, para orientação da documentação necessária. O atendimento se iniciará a partir de 2 de Janeiro de 2019. A regularização fundiária é uma antiga necessidade em Além Paraíba e apesar das promessas, nunca houve de fato vontade política dos mandatários em resolver de fato o problema. Existem centenas de pessoas morando em terrenos de aforamento ou em lotes irregulares. Nesses núcleos as pessoas constroem suas casas mas não conseguem legalizar o imóvel não obtendo o título de propriedade, a famosa Escritura. O Prefeito Miguelzinho entende que a propriedade é um direito das pessoas e que é preciso solucionar de vez essa “ferida aberta” na cidade. Com o Programa de Regularização Fundiária a Prefeitura vai colocar uma equipe multidisciplinar para resolver todas as questões burocráticas, vencendo as etapas até que o cidadão receba seu sonhado título de propriedade. Sem dúvidas é um dos maiores programas de alcance social já realizado na cidade.
Verão 2019 é com El Niño. Além Paraíba já sofre com o calor
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23, no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. Se tivéssemos que resumir um verão no Brasil em duas palavras elas seriam chuva e calor. Um verão padrão, dentro da climatologia normal, é a época de maior concentração de ar úmido e quente sobre o país, principais ingredientes para a formação de nuvens de chuva. É nesta estação que ocorre grande parte da chuva anual das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e também da maioria das áreas da Região Norte. Na Região Nordeste, a frequência da chuva aumenta a partir de fevereiro. Na Região Sul do Brasil, o verão é marcadamente a estação mais chuvosa do ano no norte do Paraná. Nas demais regiões do Sul do Brasil o volume médio mensal de precipitação não tem grande diferença entre o verão e o inverno. Sistemas meteorológicos que atuam no verão. A chuva do verão é provocada por nuvens convectivas (que se formam pelo calor e alta umidade no ar), por frentes frias, pela ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Os CCM (complexo convectivo de mesoescala) são sistemas que provocam grande volume de chuva em poucas horas e atuam em áreas do Sul, do Centro-Oeste e em parte do Sudeste. Linhas de instabilidade e o VCAN (vórtice ciclônico de altos níveis) também são sistemas típicos dos meses de verão e associados com a chuva. A AB (Alta da Bolívia) também influencia a chuva do verão do Brasil. Já a ASAS (Alta subtropical do Atlântico Sul) é um sistema meteorológico que também pode atuar com força no verão causando bloqueios atmosféricos que reduzem a chuva. Vários destes sistemas atuam em cada Região do Brasil durante o verão. A intensidade e posicionamento de alguns deles, como a ZCAS, a ASAS, AB, ZCIT são modificados por fenômenos oceânicos-atmosféricos globais como El Niño e La Niña. Saiba mais sobre os sistemas meteorológicos que atuam nos meses de verão
Verão 2019 é com El Niño
O verão 2019 terá um diferencial importante e que vai determinar mudanças nas características básicas da estação em cada Região do Brasil. Será um verão influenciado pelo fenômeno El Niño, que se efetiva com fraca a moderada intensidade até o fim de dezembro de 2018 e começo de 2019. A expectativa é de que o El Niño 2019 tenha características clássicas e que seja de curta duração, persistindo só mesmo nos meses de verão. O outono 2019 já não terá influência deste fenômeno. De forma geral, a previsão climática aponta que a chuva de janeiro de 2019 será próximo da normalidade para o mês na maioria das áreas do país. O maior impacto do El Niño no verão 2019 será durante o mês de fevereiro que terá aumento do calor e redução da chuva. Em março a chuva retorna, mas ainda com influência do El Niño. A meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves dá mais detalhes sobre o cenário climático esperado para o verão de 2019 diante do fenômeno El Niño.
Além Paraíba com calor intenso
Desde os primeiros dias de dezembro as temperaturas estão elevadas em Além Paraíba que promete ter um dos verões mais rigorosos dos últimos anos. A partir de 15 de dezembro a sensação térmica na cidade passou de 40 graus. As noites tem sido quentes e nem mesmo as chuvas de final da tarde estão ocorrendo. A cidade deverá ter a temperatura em sua maior elevação no mês de janeiro.
sábado, 15 de dezembro de 2018
Prefeito, Vice e Presidente da Câmara visitam o Jornal A Gazeta e o Jornalista Dauro Machado
O Prefeito Miguel Belmiro de Souza, o vice Dr. Paulo Henrique Goldstein e o Presidente da Câmara, Vereador Gerson Pinto Barreto da Silva, estiveram hoje visitando o Jornal A Gazeta. O trio foi recebido pelo Jornalista Dauro Machado em seu Gabinete. A visita ocorreu ao meio dia quando os três deixavam o programa Roda Viva, na Rádio CPN. Foi uma conversa amistosa. O Prefeito falou com o Jornalista sobre as dificuldades que o Município está atravessando e ouviu de Dauro Machado que ele deve estar sempre presente nos veículos de comunicação para explicar as pessoas sobre os problemas. Dauro afirmou ter certeza que as pessoas sabem que a culpa pela situação delicada nas contas da Prefeitura é culpa da gestão desastrosa do Governador Fernando Pimentel, do PT. Já o vice Prefeito, Dr. Paulo aproveitou para informar ao Jornalista as obras que estão em andamento e que no ano que vem o Prefeito vai inaugurar, mesmo com todos os sacrifícios, muito do que prometeu a população. Dauro Machado aproveitou para cumprimentar o Presidente da Cãmara por sua reeleição. Dauro Machado afirmou ao Prefeito Miguel Belmiro de Souza que como Jornalista abre espaço para todos mas que pessoalmente tem extrema afinidade, respeito e confiança no Prefeito Municipal a quem pretende modestamente dar seu apoio caso ele seja candidato a reeleição. Dauro Machado ressaltou ainda que todas as vezes que criticou a administração ou pessoas que a integram nunca recebeu de Miguelzinho qualquer crítica e que o Prefeito nunca tentou interferir em sua liberdade de imprensa. Após a visita os quatro ainda estiveram juntos no centro da cidade onde a conversa prosseguiu.
MIGUEL ELEVA O TOM: ESTOU PROCESSANDO JORNALISTA QUE DISSE QUE COMPREI FAZENDA E VEREADOR QUE DISSE QUE EU RENUNCIARIA! GERSON DIZ QUE VAI PROCESSAR JORNALISTA QUE DESACATOU SERVIDORA DA CÂMARA
O Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior afirmou hoje, ao vivo, no final do programa Roda Viva, da Rádio CPN que está processando um jornalista e um Vereador. Miguel subiu o tom. Disse que está movendo uma ação contra um Jornalista "sem diploma de nada" que afirmou nas redes sociais que ele Miguelzinho, teria comprado uma fazenda. "Quero que este Jornalista diga na frente do Juiz onde é minha fazenda." afirmou o Prefeito. Seguindo em sua fala o Prefeito afirmou também que está processando o Vereador que espalhou um áudio nas redes sociais afirmando que ele Miguel, estaria renunciando por não aguentar a pressão da crise financeira que vice a administração. "Este Vereador deveria fazer alguma coisa de útil para a cidade ao invés de querer semear mentiras para causar mais preocupação nas pessoas." Pelo áudio que foi inclusive divulgado no programa Dauro Machado, o Prefeito se refere a Rodrigo França que em áudio enviado via whats app disse de fato ter notícias de que Miguelzinho estaria renunciando ao mandato; tal fato ocorreu há duas semanas atrás aproximadamente. O Prefeito seguiu em elevado tom afirmando que está pronto para ser julgado para as urnas em 2020 e que a população é quem deve através do voto aprovar ou não sua gestão. Miguel afirmou que quer respeito: "Quero respeito. Respeito todas as pessoas, sempre respeitei. Fui eleito com 14 mil votos. Nunca tratei qualquer pessoa com desrespeito, tive uma excelente educação. Vou processar. Não vou mais ouvir calado." O Vereador Gerson Barreto, Presidente da Câmara, mesmo sem citar o nome, afirmou que ingressará com ação contra o mesmo Jornalista que segundo ele desacatou uma funcionária pública da Câmara Muncipal por esta lhe entregar o crachá de acesso as dependências do Legislativo.
Prefeito, vice e Presidente da Câmara participaram do Programa Roda Viva e fizeram um balanço da administração em 2018
O Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, o vice, Dr. Paulo Henrique Marinho Goldtein e o Presidente da Câmara, Vereador Gerson Pinto Barreto da Silva passaram a manhã na Rádio Cultura (CPN) onde participaram do prestigiado programa Roda Viva. Reinaldo Tavares, o respeitado âncora do Programa afirmou que no início que não seria um momento de debates mas um programa de entrevista sobre vários temas para que os responsáveis pela gestão do Município tivessem oportunidade de esclarecer vários temas. O programa foi ao vivo e os convidados não se eximiram de responder qualquer pergunta. O Vice Prefeito falou que apesar da crise obras estão em andamento e serão concluídas brevemente, citando como exemplo a quadra e o Posto de Saúde de Fernando Lobo, a Creche para 350 crianças no Goiabal, as ruas que estão sendo calçadas, a finalização da reforma da quadra do Santa Rosa, o mutirão de cirurgias de cataratas, entre outros. O Presidente da Câmara falou do plano de turismo que será lançado oficialmente nos próximos dias a partir de um ante projeto de sua autoria e afirmou que sobre sua reeleição para a Câmara, acatou uma decisão do grupo político do Governo que o escolheu para permanecer no cargo. O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, falou de suas ações para reverter a grave crise financeira que assola o Município por culpa do Governo de Minas Gerais. Miguelzinho afirmou ainda que acredita que o ano que vem será melhor e que infelizmente as atitudes do Governador Fernando Pimentel, deixara os Municípios Mineiras sem condições de governabilidade. Otimista, o Prefeito diz que acredita que a crise passará com o novo Governo e ele poderá então colocar em prática os compromissos que tem com a população. O Programa foi de alto nível. Ao final, nas despedidas, Miguel Belmiro Júnior subiu o tom e disse que já está processando um jornalista e um Vereador. Detalhes no próxima notícia.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
UMA NOTÍCIA NO MINIMO INTERESSANTE: BISPO DE LEOPOLDINA FOI TRANSFERIDO.
O Senhor Bispo de Leopoldina, Dom José Eudes foi transferido para a cidade mineira de São João Del Rei. A transferência está publicada no site da CNBB: http://www.cnbb.org.br/papa-nomeia-bispo-para-a-diocese-de-sao-joao-del-rei-mg/
A Diocese de Leopoldina está vacante até o que o Santo Padre nomeie novo Bispo. No decorrer do dia será publicado um Editorial sobre a transferência de Dom José Eudes.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018
Melhores do Ano começaram a receber Medalha Hélio Fazolato, hoje no Programa Dauro Machado - Rádio Cultura
A Medalha Hélio Fazolato, conferida anualmente pelo Programa Dauro Machado - Rádio CPN e Jornal A Gazeta começou a ser entregue hoje pela manhã. A Medalha é destinada a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram em suas atividades e cujo trabalho engrandeceu direta ou indiretamente Além Paraíba e sua população. Normalmente a Medalha é entregue em um evento especialmente realizado pelo Jornal A Gazeta, no Cine Teatro Brasil. O Jornalista Dauro Machado, Chanceler da Medalha este ano preferiu realizar a entregue nos estúdios da Rádio Cultura, durante seu programa. A emissora está completando 70 anos de existência.
Gente que faz a história
Originalmente os melhores do ano recebiam o Prêmio Gente que faz a história. O Prêmio foi criado pelo grande e inesquecível comunicador Hélio Fazolato. Com o falecimento de Hélio, o Jornalista Dauro Machado resolveu, em homenagem ao mais importante empresário de comunicação da cidade substituir a denominação por Medalha Hélio Fazolato. A Medalha é anualmente cunhada em Curitiba e os critérios para sua concessão em nada mudaram desde os tempos em que o prêmio era Melhores do Ano - Gente que faz a história. A produção do Programa Dauro Machado vai "anotando" fatos que ocorrem durante o ano, protagonizados por pessoas e empresas. Da mesma forma, durante o ano várias votações diretas acontecem no programa Dauro Machado quando os ouvintes se manifestam. Em novembro, Dauro Machado e sua produção finalizam a lista final de agraciados. Esse ano a Medalha será entregue a 30 pessoas físicas e jurídicas durante as 3 primeiras semanas de Dezembro, durante o programa Dauro Machado, uma das maiores audiências do Rádio brasileiro.
Primeira entrega
Hoje, 6 de dezembro de 2018, Dauro Machado recebeu 9 pessoas que receberam a Medalha Hélio Fazolato - Melhores do Ano 2018. Sobre cada um dos Agraciados, Dauro Machado falou sobre as razões que os levaram a receber a tradicional homenagem. Confira nas fotos abaixo os Agraciados da manhã de hoje.
Ministério Público Estadual designou novo Promotor para a primeira Promotoria de Além Paraíba em substituição a Dra. Sandra Ban
O Ministério Público Estadual nomeou o novo Promotor de Justiça da primeira Promotoria de Além Paraíba. Trata-se do Dr. André Pereira Mafía que na foto ao lado aparece junta de Dr. Adriana, também Promotora em Além Paraíba. Promotor há aproximadamente 5 anos, Dr. André é mineiro da cidade de Muriaé e estava lotado na Comarca da Manhumirim. Além de cuidar dos processos cíveis e criminais, Dr. André que substituiu a Promotora Sandra Ban, hoje lotada em Juiz de Fora, cuidará da curadoria do Patrimônio Público, Ordem Econômica e Ordem Tributária. Com a nomeação do novo Promotor as 3 varas de Além Paraíba estão devidamente providas de representantes do Ministério Público.
Aluno agride Professora que reclama com a mãe do estudante e é agredida por ela também. A que ponto chegamos. Pobre Além Paraíba.
Houve um tempo em que o Professor era autoridade máxima na sala de aula. Depois de Paulo Freire, cantado em prosa e verso pela esquerda comunista brasileira como o mais importante pensador da educação no Brasil, as coisas mudaram. Paulo Freire implantou sua "pedagogia do oprimido" `Paulo Freire acha que a autoridade do Professor em sala de aula é autoritarismo e depois de sua tese ter sido abraçada Brasil afora os professores perderam o poder de mando na sala de aula, ficaram impedidos de reprovar alunos sem aproveitamento e estão ao inteiro dispor da classe para serem ofendidos, desrespeitados e até mesmo agredidos fisicamente. Agressão física: Foi exatamente o que aconteceu com um professor em Além Paraíba em determinada Escola de Além Paraíba. Por vergonha e receio o Professor nos solicitou que seu nome fosse resguardado e que maiores detalhes sobre o lamentável ocorrido não fossem explicitados. A desentendimento começou quando o Professor, do sexo feminino, pediu ao aluno que parasse de interagir em aplicativo de mensagens no aparelho celular. Bastou tal pedido para que o aluno desferisse uma série de agressões verbais chamando por exemplo a professora de "puta" e "vagabunda". Ao final das ofensas verbais o aluno arremessou a mochila pesada contendo material escolar que acertou a Professora. O caso está sendo apurado mas possivelmente nada acontecerá com o aluno que terá notas fabricadas caso não as obtenha por conhecimento e será aprovado para que o governo mantenha seus índices elevados. As Escolas Brasileiras, com raras exceções tornaram se fábricas de analfabetos ou semi analfabetos. À título de reflexão, vale assistir o vídeo o abaixo:
segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Além Paraiba não terá investimentos no Carnaval, decidiu o Prefeito
O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior decidiu em comum acordo com os Presidentes de Agremiações Carnavalescas que a Prefeitura, pela dificuldades financeiras não vai subsidiar Escolas de Samba e Blocos nem tampouco investirá em infraestrutura para o Carnaval 2019. Será um Carnaval popular, com blocos de rua e sem que a Prefeitura gastr seus parcos recursos com a festa popular. A reunião que definiu a não realização do Carnaval nos moldes dos anos anteriores aconteceu agora a tarde na Prefeitura. Segundo o Prefeito não há recurso para que se gaste com o Carnaval : "Quando o dinheiro do Município está sendo retido pelo Governo do Estado. Se não estamos conseguindo pagar o salário para o professor como gastar com o Carnaval mesmo reconhecendo a importância do evento"; afirmou Miguelzinho. A reunião contou com a presença do Assessor Mateus Cruz, responsável pela realização da festa.
PREFEITO MIGULZINHO RENUNCIOU AO MANDATO! É FAKE!
As redes sociais também em Além Paraíba servem como plataforma para pretensos repórteres plantarem notícias falsas. Circula pelos grupos de whatsapp e facebook que o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior renunciou ao mandato de Prefeito que lhe foi conferido com estupenda votação em 2016. A notícia que não passa de fake news tem várias versões. Miguel teria renunciado por não suportar as pressões por conta da crise financeira que vive a Prefeitura CAUSADA PELO DESGOVERNADOR DE MINAS GERAIS, O PETISTA, AMIGO DE LULA, DILMA E JOSÉ DIRCEU, SENHOR FERNANDO PIMENTEL. Para fins de registro Fernando Pimentel que quebrou o estado de Minas e está levando os Municípios à falência é também chamado de FERNANDO PILANTREL. A outra versão da notícia da renúncia é de que o Prefeito estaria rompido com seu vice, Paulo Goldstein que estaria pressionando o atual Prefeito a deixar o cargo. FAKE NEWS. O Prefeito NÃO RENUNCIOU, ESTÁ TRABALHANDO NA PREFEITURA E TENTANDO SOLUCIONAR A CRISE FINANCEIRA QUE O MUNICÍPIO ATRAVESSA CAUSADA PELO GOVERNO DE MINAS QUE ESTÁ RETENDO OS RECURSOS FINANCEIROS QUE PERTENCEM AOS MUNICÍPIOS MINEIROS. O melhor a fazer é não propagar FAKE NEWS que estão sendo inseridas de propósito nas redes sociais por adversários políticos do atual Prefeito.
Paulo Roberto Rocha será o novo Secretário de Administração. Ricardo Alexandre foi convidado para finanças mas ficou de dar resposta hoje ao Prefeito
O Atual Secretário de Agricultura do Município, Paulo Roberto Rocha (foto) será o novo Secretário Municipal de Administração. Segundo fontes, a serem resguardadas nos termos da Lei, Paulo, recebeu o convite do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e aceitou o mesmo na noite da última sexta feira, 30 de novembro. Paulo é empresário, agropecuarista e administrador de empresas. É considerado uma pessoa série e não há nada que o desabone. A Secretaria de Administração cuida de tudo aquilo que é inerente aos Servidores Públicos do Município. A pasta estava ocupada por Geraldo (Geraldinho ex Gerente do Banco do Brasil) que a acumulava juntamente com a Secretaria de Finanças. Geraldo pediu exoneração na semana passada alegando razões de fôro íntimo para o pedido, de pronto aceito pelo Prefeito. Já na Secretaria de Finanças, a mais complicada no atual momento econômico vivido pelo Município, Ricardo Alexandre, ex Secretário da pasta e servidor de carreira da Prefeitura foi convidado a voltar ao cargo. O Prefeito fez o convite na sexta feira Ricardo (foto) que solicitou prazo até hoje para responder. Ricardo Alexandre é um funcionário de
carreira conhecido pela lisura e competência já tendo sido Secretário de Finanças. Na época Ricardo foi alvo de críticas por não "atender" fornecedores e outros que necessitavam falar diretamente com o Secretário. Ricardo à época dizia que muitas vezes ou "trabalhava ou atendia as pessoas". Eminentemente técnico, caso aceite, Ricardo será uma tranquilidade para o Prefeito já que é um cidadão de honestidade e caráter a toda prova.
A nomeação deverá ocorrer o mais rapidamente possível já que sem Secretário de Finanças principalmente todo o trabalho burocrático na Prefeitura fica parado. (03/11/2018 - Da Redação)
domingo, 2 de dezembro de 2018
Editorial da Semana: Esse é o cara.
Há algum tempo atrás, um Presidente de um país de primeiro mundo disse que um Presidente de um País de terceiro era "o cara". À época, quando as estripolias do Presidente que era "o cara" e sua gangue ainda estavam escondidas, houve quem cantasse em prossa e verso o elogio feito pelo lider da maior nação livre do planeta. A história tratou de mostrar, que definitivamente que aquele que era "o cara" não era "o cara"
Os elogios são fáceis de ser fazer, eles geralmente são agradáveis, arrancam sorrisos de quem os recebe. O tempo nos mostra no entanto que carecemos de cautela ao elogiar, mas não devemos por outro lado sermos econômicos nos elogios a quem de fato os mereçe. As atitudes notáveis desses notáveis são naturais para eles. A maneira de agir digna de nota desses homens e mulheres aue nasceram cingidos com o sinal da divina providência não são ensaiadas ou previamente preparadas. As grande atitudes desses grandes humanos que tanto nos inspiram, demonstram simplesmente a grandeza de espírito que cada um deles tem. Feitas as considerações ora colocadas passemos para fatos, afinal contra fatos não há como se discordar.
Vejamos a Igreja Católica Apostólica Romana, una, santa e pecadora mas indiscutívelmente "alma mater" do Cristianismo.
A Igreja passa por um momento único. Temos um Papa que troca o Palácio Apostólico pela Casa Santa. Marta, que opta pelos pobres, por uma Igreja "em saída" e pela simplicidade que é a grande marca de seu Pontificado desde que seu nome foi anunciado na varanda da grande Basílica de São Pedro.
Pela natureza hierárquica da Igreja, o que um Papa pensa e a maneira como age deve ser seguido pela Igreja no mundo que está em comunhão com o sucessor de Pedro. Sabemos entanto que na prática não é assim.
Venhamos para o Brasil. A Igreja Católica tem claramente Bispos sem a devida preparação teológica mas, principalmente sem a vocação
Pastoral tão necessária ao Episcopado, vocação que a de estar próximo das pessoas, principalmente dos invisíveis.
E quem são os invisíveis? Todos aqueles alijados da dignidade humana, apartados de condições míninas de moradia, em insegurança alimentar, tomados pela chaga da droga, abandonados ao relento das ruas, pedintes, mendigos, feridos no corpo e na alma e pobres; estes são os invisíveis para a maioria da sociedade que insiste em, não os ver não se chocar com suas mazelas. Cristo está em cada um desses invisiveis.
O comportamento diverso ao de parte do alto Clero brasileiro, suas atitudes naturais e não midiáticas e sua clara opção por estar junto e agir em favor dos excluídos, fazem de Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, a maios importante voz da Igreja Católica no Brasil. Cumpre seus deveres de Príncipe da Igreja, de Purpurado, cumpre extensa agenda, fala e é ouvido pelas maiores lideranças brasileiras mas AGIGANTA-SE quando está na sua Catedral ou na simples Igrejinha de bairro junto das pessoas. Dom Orani quando está com o povo simples, quando está nas ruas confortando, alimentando, plantando a esperança nos corações dilacerados pela desgraça social brasileira, é um gigante, é o Cardeal do povo porque se coloca como um deles.
"Quando fizer o bem a um pequenino estará fazendo a Jesus Cristo." Está na Biblia, é só seguir; e Dom Orani segue.
Acompanhar a distância, só observando o Cardeal junto das pessoas, é emocionante para um jornalista que se arvora a escrever sobre a Igreja e seus expoentes. Ver Dom Orani ser abraçado por viciados, ter a mão beijada por bocas famintas e ser naturalmente amado por aqueles, que por várias razões conhecem mais o desamor, nos remete àquela cena resumida numa simples frase: " Ainda hoje tu estarás comigo no Paraíso."
Na manhã de 1º de de Dezembro, Dom Orani presidiu desde as 7:30 da manhã as comemorações da festa da Unidade, evento que há 6 anos serve para reunir sua Arquidiocese, dar ao rebanho a gratidão pelo ano que se encerra e o vigor para o ano que termina.
Antes da Missa Solene começar vem Dom Orani com passos mansos, sorriso natural e vai aperanto mãos, abraçando, dando atenção a TODOS. Esse contato acontece com Bispos Auxiliares, Padres, Seminaristas, Leigos e principalmente com os mais simples que vão até ele. Voltamos nós ao inicio, ao Orani Pastor, ao Orani dos simples e humildes.
Encerrando estas considerações sobre o Cardeal, assente-se que ele iniciou uma campanha para a construção de um banheiro decente com área para banhos, lavagem de roupa e cuidados higiênicos. Chama se "Projeto Banheiro Digno" (vide foto). Para quem destina-se mais essa obra do Cardeal? Para os que vivem nas ruas, para os que não tem um mero banheiro, sim, para os invisíveis. De novo façamos memória a passagem do "fazendo para os pequeninos é ao Cristo que estarás fazendo."
Enquanto alguns Bispos adiantam a mãos para ser beijada, Dom Orani João Tempesta abre-se para ser abraçado e abraçar. Reflitam: Ninguém se torna a voz mais importante do Catolicismo num País continental como o Brasil por acaso.
Savélio Roncalli, tio de São João XXIII e que proporcionou o custeio dos estudos do futuro Papa bom (roupas, calçado, etc), num
almoço de familia em Sotto il Monte, na Itália, ergueu o copo simples de homem do campo e disse: "Eu brindo a você Roncalli por ter atendido o chamado de Deus."
Permito o plágio: "Eu brindo ao senhor Cardeal Tempesta por, sem a menor pretensão ou ambição mundana, nos mostrar que Deus existe e se manifesta através das pessoas. O senhor é um sinal de Deus e o meu coração, agora e sempre estará próximo do seu."
Jornalista Dauro Machado - Editor do Jornal A Gazeta
Jornalista Dauro Machado - Editor do Jornal A Gazeta
Assinar:
Postagens (Atom)