CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO

PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Decisão do Tribunal aplica sanção pecuniária a ex Vereadores, ex funcionário da Câmara e ex prestadora de serviço mas afasta a improbidade e não aplica outras punições

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais julgou ontem a apelação do processo em que figuram como réus os ex Vereadores Thiago Souza Sabino e Dauro Machado, além dos ex funcionários da Câmara Marco Antônio Dutra e Rafaela Chiapetta (titular de empresa prestadora de serviços). Em Além Paraíba, primeira instância, a Justiça julgou improcedente o processo mas o Tribunal de Justiça modificou a decisão e julgou procedente em parte a apelação civil do Ministério Público que recorreu ao segundo grau de jurisdição. 
Entenda o caso
Quando Presidente da Cãmara Municipal de Além Paraíba, o Vereador Thiago Sabino determinou a abertura do processo de licitação para empresa prestar serviço de sonorização e gravação das sessões plenárias já que o então prestador de tal serviço havia se mudado para São Paulo. O então Vereador Dauro Machado, Secretário da Câmara e responsável regimentalmente pela Administração da casa solicitou que uma empresa fosse contratada para que as sessões não deixassem de ser gravadas. A empresa vencedora do processo foi a da senhora Rafaela Chiapetta, esposa do Marco Antônio Dutra da Silveira, que era à época servidor da Câmara. O prestador de serviço anterior cobrava em torno de 1.500 Reais por mês para prestar o serviço e a nova vencedora da licitação ganhou cobrando cerca de 600 Reais. Todo o processo de licitação, homologação e contratação passou pelo crivo dos órgãos técnicos da Câmara que não entenderam haver qualquer ilegalidade na contratação da vencedora do certamente apenas pelo fato de ser ela esposa de um funcionário. 
Denúncia
Na época Assessor Parlamentar, o hoje Vereador David da Paz alegava que a vencedora do certame não poderia prestar tal serviço por ser casada com um funcionário. O hoje Vereador informou que denunciaria o fato ao Ministério Público local e o fez. O processo aqui foi julgado improcedente e todos foram inocentados já que a Justiça entendeu não ter havido dano ao erário público ou prejuízo já que a nova contratada cobrava valor menor que o contratado anterior. A Justiça de Além Paraíba entendeu também não ter havido qualquer improbidade administrativa. O Ministério Público discordou do resultado e recorreu ao Tribunal de Justiça.
Julgamento do Recurso
A sexta câmara cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais julgou ontem a apelação e decidiu por aplicar uma sanção pecuniária aos ex Vereadores Thiago Sabino, Dauro Machado, ao ex funcionário Marco Antonio Dutra da Silveira e a sua esposa Rafaela Chiappeta. Os ex Vereadores deverão pagar uma multa no valor do último valor de seus subsídios na época, cerca de 4.000 Reais. O Tribunal de Justiça não condenou os ex Parlamentares a perda de direitos políticos ou mesmo improbidade administrativa. 
Cabe recurso mas nem todos recorrerão a Brasília
A decisão proferida ontem pelo Tribunal de Justiça é passível de recurso ao Superior Tribunal de Justiça. A reportagem de A Gazeta tentou contato com os envolvidos mas somente o Jornalista Dauro Machado se manifestou afirmando que já orientou a seus Advogados em Belo Horizonte que não recorram da decisão a Brasília. "O que eu queria era que fosse consignado que não cometi qualquer ato de improbidade administrativa e isto ficou claro em duas instâncias. Se a Justiça entendeu que erramos temos que pagar o devido. Não quero que recorram em meu nome. Para mim o duplo grau de jurisdição deveria ser terminativo em todos os processos brasileiros. De minha parte também já orientei que não quero embargos de declaração ou qualquer outro recurso. Prefiro o trânsito em julgado," Afirmou o ex Vereador.

Capela de Nossa Senhora da Palestina em Além Paraíba passará por reformas e terá relíquias da Terra Santa.

A Capela de Nossa Senhora da Palestina, dedica a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e localizada no pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação, em Além Paraíba, passará por uma reforma e ampliação. O Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro, Dauro Machado, responsável pela construção e manutenção da Capela já obeteve autorização do Padre João Paulo Martins para a execução das reformas. A Capela vai ter telhas brancas e as pareces laterais ampliadas com a instalação de um velário para velas comuns já o local tornou-se área de oração dos Católicos. No alto da Capela será instalada a Cruz de Jerusalém vinda diretamente da Terra Santa e confeccionada em madeira de oliveiras. na parte interna da Capela um pequeno altar será instalado para que possam haver celebrações.  A Capela receberá nova iluminação com luminárias tipo lanternas também adquiridas pelo Cavaleiro Dauro Machado na Terra Santa.  
RELÍQUIAS
A Capela atualmente possui pedras do Mar da Galileia doadas pela Lugar Tenente da Ordem, Dama Isis Penido mas receberá agora um relicário contendo relíquias da basílica da Santo Sepulcro como um fragmento de tecido que recebeu uma benção especial quando foi colocado pelo Cavaleiro Dauro Machado na "pedra da unção", local no interior da Santa Basílica do Santo Sepulcro onde segundo a tradição, o corpo de Cristo foi preparado para o sepultamento. Óleo que mantem acesas as lâmpadas no interior da tumba de Jesus também foi trazida além de uma relíquia do local do Calvário, também localizado no interior da Basília da Santo Sepulcro. A reforma deve começar em fevereiro e a previsão da inauguração é 19 de março, dia do Padroeiro de Além Paraíba, São José

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Obra de reurbanização do centro da cidade, antigo Vassourão, começa na próxima semana. Ordem de serviço será assinada hoje

A maior obra de revitalização de Além Paraíba vai começar na próxima semana. O amplo espaço localizado no centro da cidade onde funcionou o pátio da estação ferroviária vai se transformar no mais parque público de Além Paraíba. Nos últimos anos o local servia para jogos de futebol de várzea (Vassourão) e depois da obra ganhará entre outros benefícios um campo de futebol para os amantes do esporte. A Arquiteta Débora Fouraux é autoria do Projeto e o local terá áreas de lazer, arborização, entretenimento, área para caminhas e outros dispositivos. É a maior obra que um Prefeito fez em Além Paraíba desde a pavimentação das ruas de Além Paraíba. O Prefeito Miguel Belmiro cumpriu mais uma promessa já que há mais de 50 anos entra Prefeito e sai Prefeito e a revitalização é sempre prometida e nunca concretizada. A empresa SEMGE foi a vencedora da Licitação realizada na Prefeitura o dinheiro para o custeio do projeto, cerca de 2 milhões de Reais é do próprio Município, não havendo assim a possibilidade da obra atrasar por conta de repasses de recursos estaduais ou federais.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Prefeito e Provedor do Hospital publicam nota de pesar pelo falecimento de Paulo Ragone.

O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior ficou consternado com o falecimento do Médico Paulo Ragone publicou logo que a notícia da morte veio a público a seguinte NOTA DE PESAR: Em nome do povo de Além Paraíba, como Prefeito Municipal, manifesto pesasoro minhas confolências pelo falecimento do Dr. Paulo Roberto Ragone de Oliveira. Pioneiro em análises clínicas laboratoriais, cidadão exemplar, ex Vereador que atuou de forma positiva na elaboração de nossa Lei Orgânica Municipal, ex Provedor do Hospital e uma pessoa disponível
e voltada aos interesses de nossa cidade e nossa gente. Deus dê conforto a Dona Regina, sua esposa, as filhas Daniele, Isabelle, Marcelle e aos demais familiares. Como forma de homenagem e para marcar este triste momento Decreto 3 dias de luto oficial na cidade. Aos 3 de fevereiro de 2019. Miguel Belmiro de Souza Júnior - Prefeito Municipal de Além Paraíba.

O Provedor do Hospital São Salvador de Além Paraíba, o Médico Rafael Gracioli também se manifestou publicamente pelo falecimento do médico Paulo Ragone. Dr. Paulo foi Provedor do Hospital durante um mandato. Dr. Rafael como forma de agradecimento pelo período em que Dr. Paulo esteve à frente da Provedoria publicou a seguinte NOTA DE PESAR: O Hospital São Salvador na pessoa de seu Provedor, Dr. Rafael Boubee Gradioli, em nome de seu corpo clinico e colaborares, manifesta seu voto de pesar pelo falecimento do Médico Paulo Roberto Ragone de Oliveira, ex Provedor deste nosocômio. Desejamos conforto aos familiares de Dr. Paulo e externamos nossa gratidão por seu período na Provedoria do Hospital São Salvador. 03 de fevereiro de 2020.

=================================================================


Velório de Paulo Ragone tem início na Câmara Municipal. Sepultamento será amanhã.

O Médico e Bioquímico Paulo Roberto Ragone de Oliveira que faleceu na manhã de ontem será velado a partir de hoje no Plenário da Câmara Municipal de Além Paraíba. O velório foi postergado para aguardar a chegada da filha Marcelle que reside na Noruega e está retornando ao Brasil. Paulo Roberto Ragone faleceu vítima de um câncer metastático e vinha lutando contra a doença há cerca de 2 anos. Nas últimas semanas o estado geral de saúde de Paulo Ragone foi piorando visivelmente apesar de ter sido submetido aos mais modernos tratamentos.
TRAJETÓRIA
Filho mais velho de Sebastião Oliveira (Capoeira) e de Dona Diva Ragone (já falecidos), Paulo Ragone era Alem-paraibano, casado com a Professora Regina Célia Vitral de Oliveira com quem teve 4 filhas: Danielle, Isabelle, Marcelle e Grazielle (esta falecida em acidente automobilistico a caminho de Belo Horizonte, anos atrás). Paulo Ragone formou-se primeiramente em Bioquímica e em seguida concluiu o curso de Medicina. Foi o pioneiro em exames laboratoriais na região sendo o fundador do Laboratório Paulo Ragone, o mais antigo da cidade e um dos mais respeitados por médicos e clientes. Dr. Paulo também teve uma passagem importante pela política tendo sido eleito Vereador Constituinte na Legislatura 1988 a 1992 onde teve ativa participação na elaboração da Lei Orgânica do Município; No Esporte Clube Independente, Sede Campestre, o médico ocupou o cargo de Presidente assim como em clubes de serviços como o Lions e o Rotary. Conhecido pela refinada educação e pela maneira gentil com que tratava a todos, foi um dos mais importantes cidadãos de Além Paraíba em sua história. Sua morte foi lamentada por colegas de profissão, amigos e familiares. Muito querido e estimado, Dr. Paulo também participou da Direção da APAE de Além Paraíba e de várias outras entidades. 
VELÓRIO POSTERGADO
A terceira filha de Dr. Paulo Ragone é casada e reside na Noruega. Ao ser comunicada do falecimento do Pai, Marcelle iniciou a longa viagem de volta para o velório de seu Pai e por conta disso o corpo foi devidamente preparado e a partir de hoje começa a ser velado. Por ter sido Vereador, a Câmara Municipal sugeriu a família que o velório ocorresse no Plenário do Legislativo Muncipal o que foi aceito pela família. O sepultamento acontece amanhã as 8 da manhã.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

EMPREITEIRA SEMGE VENCE A LICITAÇÃO E VAI EXECUTAR URBANIZAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE (ANTIGO VASSOURÃO)


O terreno localizado no entorno da Estação de Porto Novo onde até bem pouco tempo havia um espaço usado para jogos de futebol de várzea conhecido como Vassourão vai se transformar  no maior parque urbano de Além Paraíba. Acontece hoje a licitação para escolha da empresa que vai construir a obra. Duas empresas disputaram sendo que uma não foi habilitada por falta de documentos. A empresa SEMGE, que já construiu o novo prédio da Câmara, Praça de Santa Rita e várias obras importantes na cidade foi a vencedora do processo que segue agora para homologação do Prefeito, Ordem de Serviço e início da obra. Como apenas duas empresas participaram e uma não foi habilitada não haverá recursos e o processo licitatório comandado rigorosamente dentro da Lei pela Comissão de Licitações foi exitoso. A obra deve se iniciar em 15 dias.

Dinheiro em caixa
A obra será executada com recursos da Prefeitura que já está reservado nos cofres municipais, portanto não há risco de atrasos na obra por falta de pagamento.
ANOS DE ESPERA
Há mais de 30 anos entra Prefeito e sai Prefeito e a urbanização do espaço é prometida e não cumprida. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior se comprometeu de realizar a obra e como se vê está cumprindo. O projeto do novo espaço é da Arquiteta Débora Fouraux. O local terá campo de futebol, praça, áreas de lazer, iluminação especial, local para caminhadas e muitos outros ítens. Com a obra do novo Parque uma nova rua será aberta para desafogar o trânsito no centro da cidade e o local até agora em total abandono se transformará no novo cartão postal da cidade. Em pouco tempo o vassourão será uma lembrança das promessas não cumpridas e politicagem.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

LUTO: CIDADE PERDEU JOSÉ ALVES FORTES, UM DE SEUS MAIS ILUSTRES E QUERIDOS CIDADÃOS. PREFEITO DECRETA LUTO OFICIAL E SOLTA NOTA DE PESAR. VELÓRIO SERÁ NA CÂMARA

Professor José Alves Fortes (a esquerda) junto do então Vereador Dauro
Machado (centro) e de sua esposa Marley (a direita) quando da inauguração
de seu busto na Câmara Municipal de Além Paraíba.
Faleceu por volta de 12 horas no Hospital São Salvador, o Professor e ex Prefeito José Alves Fortes. Filho de Nazira Alves Fortes e Pichara Fortes, o conhecido e estimado Zézinho Fortes era casado com Marley Jordão Baranda Fortes, Pai de Michel Pichara Baranda Fortes e Karime Augusta Baranda Fortes Zanardi além de avô de João David Baranda Fortes Zanardi. ilustríssimo e queridíssimo cidadão de Além Paraíba, José Alves Fortes foi Prefeito Municipal, fundador da Fundação Educacional de Além Paraíba (mantenedora das 3 Faculdades de Além Paraíba com 20 cursos superiores), Vereador Constituinte, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Governador de Rotary International, Membro da Fundação Rotary, Diretor da Revista Brasil Rotaryo, além de ocupante de ocupante de importantes cargos ao longo de seus mais de 80 anos de vida. 
DOENÇA E MORTE
José Alves Fotes vinha tendo sua saúde debilitada por conta de um mieloma que há mais de 10 anos vinha lhe causando complicações hematológicas. Há alguns meses o Professor raramente aparecia em público, dedicando-se também a estar próximo de sua esposa Marley que também tem a saúde debilitada. Na noite de ontem José Alves Fortes teve uma piora de seu estado de saúde e foi internado as pressas no Hospital São Salvador. Hoje, por volta de meio dia, cercado do carinho dos familiares, Zezinho Fortes faleceu.
LUTO DE 3 DIAS E VELÓRIO NA CÂMARA JUNTO DE SEU BUSTO
O Professor José Alves Fortes será velado em Câmara Ardente no Plenário do Poder Legislativo Municipal onde está um busto da artista Jô Grassini. O busto do Professor José Alves Fortes foi assentado na Câmara Municipal por indicação do na época Vereador Dauro Machado (foto acima), amigo pessoal do Professor José Alves Fortes e de sua família. O Presidente da Câmara, Vereador Gerson Pinto Barreto da Silva assim que foi comunicado do falecimento determinou que o Plenário da Câmara fosse preparado para o velório. O sepultamento ocorrerá no dia 29 de janeiro de 2020.
AMIGO DO PREFEITO MIGUELZINHO
O Professor José Alves Fortes tinha uma estreita e cordial relação com o Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior. O atual Chefe do Poder Executivo Municipal está abalado com o falecimento de Zezinho. O Prefeito Miguel afirma que foi graças ao entusiasmo de José Alves Fortes que grandes conquistas vieram para Além Paraíba e que as conversas dos dois eram sempre cheias de gentileza e de bons conselhos que José Alves Fortes dava ao atual Chefe do Poder Executivo. Em parceria Prefeitura e Rotary, por intermediação de José Alves Fortes, construíra o primeiro banheiro público da cidade, na Praça Prefeito Elias Fadel Sahione. 
NOTA DE PESAR DO PREFEITO MIGUEL BELMIRO DE SOUZA JÚNIOR
Ao tomar conhecimento da morte do amigo e ex Prefeito José Alves Fortes, o Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior publicou a seguinte nota de pesar: 
"Dirijo-me ao povo de Além Paraíba para manifestar minha tristeza profunda pelo falecimento do querido Professor José Alves Fortes, o nosso querido Zezinho Fortes. Inicio levando meu abraço especial e amigo aos doutores Michel e Karime, filhos do Professor José Alves Fortes e a senhora Marley Jordão Baranda Fortes, viúva. Estendo ainda meus sinceros votos de pesar a todos os familiares, amigos, aos membros do Rotary Club e aos colaboradores da Fundação Educacional de Além Paraíba. Hoje nossa cidade perde uma de suas maiores referências. José Alves Fortes foi um cidadão exemplar, um pai e esposo devotado e um homem público com enorme vocação para servir. Foi Prefeito, Vereador, Secretário Municipal, ocupou altos cargos nas instituições do Rotary Club e com as faculdades que criou e dirigiu transformou Além Paraíba num centro de conhecimento e referência no ensino superior. Tive nesses anos de Governo oportunidade de estar próximo do Professor José Alves Fortes, ouvi dele conselhos que me foram tão úteis. Juntos desenvolvemos o projeto dos banheiros públicos na Praça Prefeito Elias Sahione. José Alves Fortes além de generoso era um entusiasmado Alem-paraibano, que nunca deixou de acreditar na cidade, nas pessoas e naqueles que como ele um dia se dedicaram a vida pública. A morte de José Alves Fortes ocorrida hoje deixa uma lacuna que não será preenchida facilmente. Através da Fundação Educacional de Além Paraíba centenas e centenas de Alem-paraibanos conquistaram seu curso superior, muitos deles graças a colaboração de Zezinho. Como Prefeito, com muita tristeza cumpro o doloroso dever de Decretar a partir de hoje, 3 dias de luto oficial pelo falecimento de José Alves Fortes. Em meu nome, em nome de minha família e em toda de toda nossa cidade que tenho a honra de ser seu atual Prefeito, desejo conforto aos familiares de José Alves Fortes, rogando a Deus que o receba com sua infinita misericórdia. Que ele descanse em paz. Prefeitura Municipal de Além Paraíba, aos 28 de janeiro de 2020. Miguel Belmiro de Souza Júnior - Prefeito Municipal"

 

domingo, 26 de janeiro de 2020

COBERTURA ESPECIAL DA POSSE DE DOM EDSON ORIOLO, BISPO DE LEOPOLDINA: FOTOS MARCANTES, MOMENTOS INESQUECÍVEIS

PADRES QUE JÁ ATUARAM EM ALÉM PARAÍBA, FELIZES COM SEU NOVO PASTOR

Padres atuais e que já trabalharam em Além Paraíba e estão em outras Paróquias da Diocese estiverem presentes na Posse de Dom Edson Oriolo: Padre João Paulo Martins (Pároco de Nossa Senhora da Consolação), Pe. Enio Marcos, Pe. Edson Campos, Pe. Antonio Marcio de Queiroz, Pe. Waldemar Tadeu (Pároco de São José) e Pe. Guanair Silva (Pároco em Coronel Fabriciado - Diocese de Juiz de Fora.


---------------------------------------------------------------------------------
Ordem do Santo Sepulcro envia Representantes a Posse. Jornalista Dauro Machado foi representante oficial do Prefeito de Além Paraíba


Representando o Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro e a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém da qual é Cavaleiro, o Jornalista Dauro Machado devidamente vestido com seus trajes litúrgicos esteve presente na solene posse. Dauro Machado teve um momento com o novo Bispo e na oportunidade foi portador dos cumprimentos a Dom Edson da parte do Grão Prior da Ordem, Sua Eminência Reverendíssima Cardea Orani João Tempesta, do Prior, Reverendo Monsenhor André Sampaio e da Lugar Tenente da Ordem, Sua Graça, Dama Comendadora Isis Penido. Dauro Machado, Diretor do Jornal A Gazeta realizou ampla cobertura em Jornal e Rádio desde a nomeação do novo Bispo. No encontro, o Jornalista presenteou o Bispo com Livros de Autoria do Jornalista do Vaticano Silvonei Protz sobre a vida de Dom Orani, livro com a história da Ordem, de autoria do Monsenhor André Sampaio e o livro Se quiser falar com Deus de autoria do Cardeal Tempesta, além de Moção de Congratulações da Lugar Tenente da Ordem.
-----------------------------------------------------------------------------
IMAGENS DA POSSE - CLIQUE PARA VER AMPLIADA





 


Cobertura Especial da Posse do Bispo Dom Edson Oriolo: EDITORIAL: Dom Edson foi enviado pela Providência Divina - Jornalista Dauro Machado

Dom Edson foi enviado pela Providência Divina
Jornalista Dauro Machado

Segundo a Fé Católica, o Papa é sucessor de São Pedro e os Bispos do mundo todo são Sucessores do Apóstolos. Quanta responsabilidade. O intrincado processo de promoção de um Padre para Bispo ou a nomeação de um Bispo para uma Diocese é demorado, cheio de regras e nos tempos atuais, onde o Santo Padre, tem acompanhado de perto o assunto, ainda mais rigoroso. Além da necessidade de Mestrado ou título acima, um Bispo tem de ter moral ilibada, conduta irrepreensível e capacidade de gestão já que  sob sua responsabilidade estão dezenas de cidades ligadas à Diocese que governa. Estes requisitos “terrenos” são importantes no entanto, o que um Bispo precisa ter também é vocação para ser Pastor do rebanho de fiéis que lhe cabe cuidar, coração generoso que saiba perdoar, discernimento espiritual para acertar em seus julgamentos e decisões, mas, acima de tudo, imitar Jesus Cristo na proximidade com o povo, na misericórdia e no sentimento paternal. Um Bispo Católico é um Pai de muitos filhos. Infelizmente a Igreja é composta de seres humanos, imperfeitos por natureza. Não se pode negar a existência de Bispos despreparados, desagregadores, vingativos, perseguidores, vaidosos. Normalmente estes, tem limitados conhecimentos teológicos e pouco ou nenhum carisma espiritual, são líderes nomeados de forma equivocada que cercam-se de pompas e blindagem para disfarçar a pouco competencia. Nestes casos a Igreja (Clero e Fiéis) sofre mas suporta em nome da obediência e do amor a Jesus Cristo e a Santíssima Virgem, que é o que fato importa. Um Bispo  pode dar a salvação a ninguém mas pode com generosidade aplacar os corações endurecidos e iluminar o caminho do fiel em direção a Deus. Na obra prima “O Miseráveis” de Victor Hugo, o herói Jean Valjean é abrigado na casa de um Bispo. No decorrer da noite, Valjean furta toda a prataria da casa, da Igreja e foge. Seu implacável perseguidor, Inspetor Javert, obcecado por ele, o prende e vai com ele ao Bispo com o produto do furto. O policial pergunta ao Bispo se toda a prataria havia sido roubada por Valjean. O Bispo diz que não, que tudo aquilo havia sido dado como presente por ele a Valjean e que ainda faltavam os castiçais. Livre de nova prisão, Valjean pergunta ao Bispo a razão daquele ato e o Bispo Myriel diz que havia feito aquilo para que Valjean se voltasse para a Deus. Foi um ato de compaixão e misericórdia e é isso que ainda hoje, esperamos de um Bispo. Como Católico não tenho dúvida de que a Providência Divina agiu diretamente para que fosse Dom Edson José Oriolo dos Santos o novo Bispo para Leopoldina. Eu ficaria linhas para descrever o farto e riquíssimo curriculo de Dom Edson mas permito-me  externar as impressões que tive dele e as esperanças que todos, Povo de Deus e Clero estamos depositando em seu Episcopado. Impossível não registrar as melhores referências que dele obtive e que pude comprovar assistindo sua Posse no dia 25 de janeiro em Leopoldina. Logo que ele foi nomeado pelo Santo Papa fiz um contato via Celular com Dom Edson, dali em diante mantive regular correspondência com ele, enviando-lhe artigos que sobre sua nomeação e posse. Ouvi de Bispos que respeito e na semana passada do próprio Núncio Dom Giovanni D´Aniello, que a Diocese não ganhou um Bispo, ganhou um Pai, ganhou um Pastor, ganhou um jóia. E foi a impressão esta que tive em todos os meus contatos com Dom Edson e em sua posse. Vi que eu  estava diante de uma das jóias da Igreja Católica atual. A Diocese de Leopoldina teve grandes Bispos em sua história e teve Bispos que protocolarmente cumpriram seu dever e passaram. O que ví na posse de Dom Edson foi uma procissão de Mitras, a presença de Autoridades,  centenas e centenas de Católicos presentes como não se via há tempos. Na face de cada um via -se uma alegria evidente pela chegada do novo Pastor. Tive a oportunidade de ser o primeiro Jornalista a entrevistar Dom Edson quando ele foi nomeado e na semana passada o entrevistei longamente no Rádio quando falamos da posse e de seus planos. Tivemos picos de audiência nos quase vinte minutos de entrevista. O Povo Católico precisa ter um Bispo para amar e para ser sua referência e assim é Dom Edson Oriolo. Impressionou-me a Missa celebrada após a posse, coesa com a Liturgia, emocionei-me ao ver a calma para realizar cada momento da celebração e a satisfação do novo Bispo ao parar para fotos, para ouvir palavras de carinho e saber retribuir sem frases pré fabricadas, mas com as palavras que nasciam de seu coração de Pai. Não tenho receito em afirmar, Dom Edson Oriolo fará história e entrará rapidamente na história dos grandes Bispos de nossa Diocese; Não tenho dúvidas que ele que terá as atitudes necessárias para aglutinar, trazer de volta as ovelhas desgarradas e conquistar novas ovelhas para o Rebanho Católico. Agradará a todos todo o tempo? Certo que não. Quem governa toma atitudes que nem sempre são por todos aplaudidas, mas Dom Edson José tem para mim as maiores qualidades em um Bispo: tem compaixão e misericórdia. Ser humano que é, vejo nele qualildades necessárias a um líder: simplicidade, acessibilidade e desejo de estar perto do povo, seus liderados. A hora é de agradecer a Deus que no tempo certo usou sua mão poderosa para nos trazer este Bispo. Beijo-lhe as mãos Dom Edson. Deus é contigo.

Cobertura Posse do Bispo: Multidão de Fiéis, Autoridades e Religiosos comparecem à Posse de Dom Edson Oriolo como Bispo de Leopoldina. 15 Bispos estiveram presentes, dezenas de Padres, Núncio Apostólico enviou mensagens. Emissoras Católicas transmitiram ao vivo. Foi a maior posse desde a criação da Diocese na década de quarenta. Veja todos os detalhes

O  Jornal A Gazeta realizou ampla cobertura  da Posse Canônica do Bispo Edson José Oriolo dos Santos, novo Governante da Diocese de Leopoldina e assim Bispo também de Além Paraíba. Foi a posse mas prestigiada em todos os sentidos desde a criação da Diocese na década de 40. Dom Edson é natural de Itajubá - Sul de Minas Gerais, mas veio de Belo Horizonte onde era Bispo Auxiliar. Autor de vários livros e escritos, é um dos mais respeitados e importantes líderes Católicos da atualidade. A Diocese de Leopoldina volta a ter importância no cenário Episcopal Brasileiro e ganhou do Santo Papa um Bispo preparado, brilhante e agregador. Uma multidão super lotou a Catedral de São Sebastião, em Leopoldina e quadra anexa onde se deu a posse a primeira Missa do novo Bispo na manhã de 25 de outubro. Respeitado e admirado pelo Episcopado Dom Edson foi empossado pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antonio Moreira diante de um grande número de Bispos e Arcebispos, inclusive Dom Walmor Oliveira, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Posse aconteceu no dia 25 de janeiro de 2020, as 9 horas na Catedral de Leopoldina. 

DEZENAS DE PARÓQUIAS ESTIVEREM PRESENTES  NA POSSE DE DOM EDSON, NOVO BISPO DE LEOPOLDINA. UM MAR DE GENTE FOI ABRAÇAR E RECEBER COM ALEGRIA O NOVO E AGUARDADO PASTOR

A Diocese de Leopoldina já tem um novo Pastor, Dom Edson Oriolo foi acolhido pelo Povo de Deus neste sábado, 25 de janeiro de 2020, em Leopoldina, município sede de Bispado localizado há 50 quilômetros de Além Paraíba. A cerimônia de posse aconteceu na Catedral de São Sebastião e, em seguida, o Bispo presidiu a Celebração Eucarística na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros do templo Católico.Estiveram presentes Arcebispos, Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas de diversas regiões Episcopais, Cavaleiros da Pontifícia Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, além de fiéis, amigos e familiares de Dom Edson de diferentes localidades. As comunidades dos 34 municípios de toda a área episcopal aguardavam com ansiedade a sua chegada, desde quando dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco em 30 de outubro de 2019. A Diocese de Leopoldina estava vacante desde 12 de dezembro de 2018.  O Padre  Volnei Ferreira Noro foi eleito no dia 6 de fevereiro de 2019 como Administrador Diocesano, conduzindo os trabalhos até a posse do novo bispo. Dom Edson Oriolo saiu da residência Episcopal juntamente com o Arcebispo Metropolita Dom Gil Antônio Moreira, acompanhado por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na entrada do Bispo na Catedral de São Sebastião, o Monsenhor Antônio José Chamel lhe apresentou o Crucifixo a beijar, em seguida, o aspersório com o qual o bispo aspergiu os fiéis. Depois, foram conduzidos à Capela do Santíssimo Sacramento, onde adoraram, de joelhos, por alguns momentos. Após rezarem, Dom Edson Oriolo, os Arcebispos Dom Gil e Dom Walmor foram para o presbitério, diante do Altar. O Chanceler da Cúria, Pedro Lopes, fez o pedido da leitura das Letras Apostólicas. O padre Silas Geraldo, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, do município de Ubá leu Bula de nomeação de Dom Edson José Oriolo dos Santos para a Diocese de Leopoldina, Assinada por Sua Santidade Papa Francisco. Em seguida, Dom Gil transmitiu-lhe o Báculo dando início à cerimônia de posse. Seguindo o rito, o Chanceler também fez o pedido ao Arcebispo Metropolita Dom Gil Antônio para a posse Canônica. Ele, por sua vez, solicitou ao Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz a apresentação das Letras Apostólicas ao Colégio de Consultores, que também foi lida ao povo. Após a aclamação, dom Edson recebeu o báculo pastoral, que simboliza o seu papel de pastor do rebanho divino. Em seguida dom Gil fez o uso da palavra, e finalmente convidou o novo Bispo a sentar-se em sua Cátedra (cadeira) tomando posse da Catedral e tornando-se assim o 8º Bispo da Diocese de Leopoldina.

Quadra do Colégio Nossa Senhora da Conceição foi sede da primeira Missa do novo Bispo de    Leopoldina. O espaço ficou pequeno para tantos Fiéis presentes

Após o rito de Posse Canônica na Catedral de São Sebastião, todos seguiram em procissão para a quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, localizada a poucos metros do templo, onde aconteceu a Celebração Eucarística presidida por dom Edson.Em sua homilia, ele fez uma saudação a todos e agradeceu aos irmãos e irmãs pela acolhida, ressaltando a importância dos leigos juntamente com o clero como principais artífices da ação evangelizadora da Igreja e a razão de ser da Diocese de Leopoldina.”Me apresento com humilde disponibilidade e esperança. Assim como vocês, também trago no coração ansiedades, dúvidas e expectativas, que deposito no altar da eucaristia, em espírito de fé e confiança na Divina Providência. Venho para esta Diocese com o coração sereno e tranquilo, pois tenho convicção de que realizo a vontade de Deus, nesta etapa de meu caminho vocacional. A Divina Providência para cá me conduz, pela sábia e amadurecida decisão da Igreja, para juntos formarmos Igreja. Somos a Igreja de Cristo!”Em outro trecho de sua homilia ele reafirmou o que disse na ocasião de sua nomeação: “não trago prevenções, programas pré-concebidos, diretrizes ou normativas, mas o desejo de caminhar lado a lado na estrada que tantos já percorreram e percorrem, doando o melhor. Sinto-me honrado em participar da história da Igreja de Deus, neste Sudeste das Minas Gerais. Confio minha vida e missão à materna proteção de Nossa Senhora, sob o título do Imaculado Coração de Maria, padroeira da Diocese de Leopoldina. 

Nunca na história de Leopoldina tantos  Arcebispos e Bispos estiveram presentes em uma Posse Epicospal. Presidente da CNBB disse que a Diocese está recebendo um presente de ouro

Arcebispos e bispos de diversas regiões episcopais estiveram prestigiando a Posse Canônica de dom Edson Oriolo. O Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB, respeitada autoridade Episcopal Brasileira fez uso da palavra. Em seu pronunciamento, Dom Walmor agradeceu a dom Edson Oriolo por sua contribuição durante quatro anos na Região Episcopal de Nossa Senhora da Conceição, pertencente a Arquidiocese de Belo Horizonte. Disse que se trata de uma enorme diocese onde dom Edson demonstrou competência com o seu trabalho de gestão, destacando a importância desse tema para a Igreja. Revelou que ele conduziu os trabalhos de modo sereno, com competência. “Foi para todos nós uma grande escola. Estão recebendo um presente de ouro”, elogiou. Estiveram presentes na Posse de Dom Edson Oriolo, entre outros, os seguinte Bispos e Arcebispos:  Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte; Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros; Dom Geovane Luiz da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte; Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira-Fabriciano, em Coronel Fabriciano; Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora; Dom José Geraldo Cruz, bispo emérito da Diocese de Juazeiro (BA); Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo metropolitano de Niterói; Dom Darci José Nicioli, arcebispo metropolitano de Diamantina; Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese de Campanha; Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Teófilo Otoni; Dom Otacílio Ferreira Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães; Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre; Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo da Diocese de Almenara; Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz.

O Brasão Episcopal de Dom Edson Oriolo

O lema episcopal “EvangelizareMisericordiae e Divitias”, baseado na Carta de São Paulo aos Efésios (3,8), significa “Anunciar as riquezas da misericórdia”. No brasão episcopal de dom Edson Oriolo predominam as cores azul e vermelha. Há uma cruz em ouro, que faz alusão ao Senhor Bom Jesus Crucificado, titular da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, onde o bispo exerceu seu ministério sacerdotal. O Sagrado Coração de Jesus, manifestação do “segredo mais íntimo de Deus Pai – a misericórdia”(São Vicente de Paulo) – faz-se representar sobre o vértice da cruz. Do Coração abrasado de caridade, brotam dois raios cujas cores aludem ao sangue e à água que jorram do lado aberto do Senhor Jesus (Jo 19,34), na forma dos sacramentos e das graças do Divino Espírito Santo. As chaves decussadas, em prata, representam a Igreja, Corpo de Cristo e Povo de Deus reunido em nome da Trindade (LG4). Aludem a São Pedro e a seu sucessor, o Papa, e significam a fidelidade irrestrita ao primado romano, princípio visível de comunhão na caridade (CD2). A flor-de-lis, em prata, é referência a São José. Alude também à sua Paróquia de origem e à sua cidade, Itajubá (MG), da qual é o primeiro filho bispo. A estrela de sete pontas, em prata, faz alusão a Maria Santíssima, medianeira de todas as graças e instrumento especialíssimo de Deus para manifestar aos homens sua eterna Misericórdia. A estrela descansa em amplo campo que evoca o vergel do Monte Carmelo. É uma referência a Nossa Senhora do Carmo, em cuja Paróquia o bispo exerceu por longos anos seu primeiro paroquiato e à qual filialmente consagra o seu ministério episcopal. (Fonte: Arquidiocese B, Hte.)

Representante do Papa, Núncio Dom Giovanni D´Aniello emitiu mensagem ao novo Bispo através de Rádio de Além Paraíba

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D´Aniello, representante do Papa Francisco concedeu entrevista ao Jornalista Dauro Machado na Rádio Cultura de Além Paraíba na manhã de 24 de janeiro, véspera da Posse de Dom Edson Oriollo. O Núncio desejou muitas alegrias ao novo Bispo de Leopoldina e rogando a Deus e a Virgem Maria que cubram o novo Bispo Diocesano com suas bençãos para que ele possa desenvolver existosamente seu Ministério à frente da nova Diocese.

LEIA A POSTAGEM DO EDITORIAL DO JORNALISTA DAURO MACHADO

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Núncio Apostólico do Brasil, concedeu entrevista ao Programa Dauro Machado e enviou mensagem de boas vindas ao novo Bispo de Leopoldina. Ouça a entrevista

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D´Aniello concedeu entrevista ao Jornalista Dauro Machado na manhã de 24 de janeiro. O Núncio é a mais alta autoridade Católica no Brasil e seu cargo equivale a de um Embaixador. Pelas normas da Igreja Católica o Núncio é representante do Papa, tanto para assuntos do Estado Soberano do Vaticano quando para assuntos Eclesiásticos da Santa Sé.  Dom Giovanni D´Aniello através do Programa Dauro Machado deu uma benção especial e desejou sucesso ao novo Ministério de Dom Edson José Oriolo que toma posse no dia 25 de janeiro na Catedral de São Sebastião como Bispo Diocesano de Leopoldina. Clique abaixo e ouça a entrevista do Núncio Apostólico.


PREFEITO CUMPRIMENTA O NOVO BISPO DIOCESANO QUE TOMARÁ POSSE DIA 25. JORNALISTA DAURO MACHADO REPRESENTARÁ O PREFEITO NA CERIMÔNIA DE POSSE


O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, manifestou seus cumprimentos pela Posse Canônica do novo Bispo Diocesano de Leopoldina que ocorrerá no dia 25 de janeiro de 2020. A posse acontecerá em Leopoldina, na Catedral de São Sebastião. O Bispo, Dom Edson Oriolo é egresso da Arquidiocese de Belo Horizonte e assume a Diocese de Leopoldina que dentre vários Municípios governa as duas Paróquias de Além Paraíba. Dom Edson Oriolo é um dos mais preparados Bispos da Igreja Católica no Brasil e seré empossado pelo Arcebispo de Juiz de Fora e pelo Presidente da CNBB e Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor. O Prefeito afirmou ter certeza que a Diocese de Leopoldina foi agraciada com a vinda de Dom Edson Oriolo, um Bispo conhecido pela simplicidade, pela proximidade do Clero e dos fiéis e pelo grande conhecimento Teológico além de Dons Espirituais que o fazem digno sucessor dos Apóstolos e um grande membro do Episcopado. O Prefeito delegou ao Jornalista Dauro Machado, que o represente na Posse Canônica de Dom Edson Oriolo. O Jornalista estará levando consigo uma carta de boas vindas do Chefe do Poder Executivo de Além Paraíba para entregar ao querido Dom Edson. (FONTE: Site da Prefeitura Municipal de Além Paraíba)

Prefeito anuncia programação de shows do Carnaval em entrevista ao Jornalista Dauro Machado. Colina e Matadouro vão desfilar concorrendo em quesitos

O Prefeito Municipal de Além Paraíba compareceu ao programa do Jornalista Dauro Machado na manhã de 24 de janieiro, na Rádio CPN e anunciou em primeira mão os shows e os detalhes do Carnaval 2020. Miguel afirmou que no sábado de Carnaval as Escolas de Samba União da Colina e Unidos do Matadouro vão desfilar recebendo subvenção da Prefeitura e concorrendo em quesitos. A nova modalidade de concorrência não proclamará campeã. Cada Escola será julgada e pontuada individualmente nos vários quesitos. O Prefeito ainda afirmou que outras 5 escolas de samba decidiram não desfilar ressaltando que algumas delas de fato não tinham condições e que outras agremiações se negaram a se apresentar para tentar boicotar o Carnaval e prejudicar a administração. O Prefeito disse que existem pessoas de péssimo caráter que usam as comunidades tentanto prejudicá-lo como Prefeito mas que estão na verdade prejudicando a cidade como um todo. 
A Solução foi fazer um Carnaval diferente
Visto que estava sendo vítima de um boicote de algumas agremiações, o Prefeito determinou que a Prefeitura procurasse realizar uma modificação no Carnaval de maneira que a festa fosse grandiosa e pudesse agradar a grande massa popular que espera o ano todo pelo evento. Dessa maneira, a Secretaria de Turismo partiu para contratação de shows de atrações conhecidas para a realização de shows GRATUITOS. Estarão se apresentando na cidade: Pagode Nosso Sentimento (22 de fevereiro), Barões da Pisadinha (23 de fevereiro), Mumuzinho (24 de Fevereiro) e Tentasamba (25 de Fevereiro). As atrações estão sendo muito elogiadas nas redes sociais e a população está elogiando as programação escolhida. Além dos shows está confirmada a participação dos Blocos de arrastão (Piranhas, Bafo de Onça e Jegue Elétrico) além de Bloco Infantil e Bloco de Embalo Goiabal que vai animar o bairro. A Prefeitura também preparou uma programação para o primeiro distrito de Angustura. A tentativa de alguns de sepultar o Carnaval de Além Paraíba e atingir o Prefeito politicamente felizmente foi descoberta à tempo e a canalhice não aconteceu.

HORA D: POLÊMICA VÍDEO CRÔNICA DE DAURO MACHADO HOJE FALA DOS MOTORISTAS QUE DE MOTO E TÁXI QUE NÃO QUEREM IR ATÉ O BAIRRO GOIABAL.

HORA D: POLÊMICA VÍDEO CRÔNICA DE DAURO MACHADO HOJE FALA DOS MOTORISTAS QUE DE MOTO E TÁXI QUE NÃO QUEREM IR ATÉ O BAIRRO GOIABAL. O JORNALISTA DE FORMA INCONFUNDÍVEL AFIRMA: OS NARIZES MAIS FEROZES DA CIDADE ESTÃO NOS BAIRROS TIDO COMO OS MAIS ELEGANTES. CLIQUE PARA ASSISTIR.

CLIQUE E ASSISTA MAIS UMA POLÊMICA LEVANTADA PELO INSTIGANTE JORNALISTA.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Núncio Apostólico no Brasil é um dos mais respeitados e importantes membros da Diplomacia Católica da atualidade

Diferentemente de outros Países Soberanos, o Vaticano que tem é um Estado Soberano não tem um Embaixador nos Países com os quais mantem relações formais. A Santa Sé tem na verdade Diplomatas que são  "Representantes do Papa" nos Países. O Núncio Apostólico como é chamado o Representante Papal tem todas as prerrogativas de um Embaixador, inclusive no que se refere as convenções que norteiam as relações internacionais e de representações diplomáticas. 

A importância do Núncio
A importância do Núncio para as relações do Vaticano e da Igreja com os Países é indispensável. Aquele que ocupa uma Nunciatura normalmente é um prelado Católico, um Bispo ou Arcebispo formado pela Academia Pontifícia localizada em Roma. O Núncio dialoga com as autoridades constituídas de uma nação soberana, emite as posições do Pontífice sobre assuntos importantes e é consultado pelo Santo Padre em questões relevantes. O Núncio responde diretamente ao Secretário de Estado do Vaticano e em última instância ao próprio sucessor de Pedro, o Papa. Na administração da Igreja, um Núncio tem indispensável importância. É o Núncio por exemplo que coordena o complexo processo de nomeação de Bispos ou as transferências Episcopais. O Núncio Apostólico tem inúmeros afazeres e a presença de um Bispo preparado para ocupar a função em um País é a certeza do bom andamento da Igreja.

Núncio Apóstólico no Brasil é um dos mais respeitados Diplomatas da Santa Sé
O atual Núncio Apostólico no Brasil é o Bispo Italiano Monsenhor Dom Giovanni D´Aniello. Dom D´Aniello foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do BurundiTailândiaLíbanoBrasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado núncio apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja. No dia 10 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou núncio apostólico no Brasil. Dom Giovanni D´Aniello é um dos mais respeitados membros da comunidade Diplomática da Santa Sé e goza de total confiança de Sua Santidade, Papa Francisco. Bispo de grande conhecimento teológico, é uma pessoa simples que pratica a caridade e tem uma postura Episcopal de proximidade com o Clero e o Povo de Deus. Presente sempre que possível nas solenidades da Igreja e nas agendas oficiais da Nunciatura, Dom Giovanni é sempre muito elogiado pela simpatia e pela atenção que dispensa às pessoas. A Igreja Católica e a Santa Sé estão muito bem representadas no Brasil com Dom Giovanni D´Aniello.

Uma equipe afinada
O Núncio Apostólico conta com uma competente equipe que o Assessora na rotina de trabalho da Nunciatura. No Brasil há cerca menos de um ano por exemplo está o Monsenhor Ratislav Zummer. Monsenhor Zummer tem um português perfeito, é natural da República Checa e veio para o Brasil transferido da República Democrática do Congo na África. Acessível e gentil, Zummer ocupa a Secretaria da Nunciatura, cargo equiparado ao de Conselheiro numa embaixada convencional. Dentre as muitas funções do Monsenhor Zummer está a de Assessorar o Núncio, cuidar da agenda e dar andamento nos muitos expedientes da representação Diplomática. O Núncio também conta com a dedicação da Irmã Clecy, uma simpática religiosa natural do Rio Grande do Sul que há anos vem servindo com competência e zelo a vários Núncios que já trabalharam no Brasil. 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Novo Bispo de Leopoldina, Dom Edson Oriolo concede entrevista a Dauro Machado na Rádio Cultura. O Bispo tomará posse no sábado, dia 25, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida

O Bispo Dom Edson Oriolo que tomará posse como titular da Diocese de Leopoldina no sábado, dia 25 de janeiro de 2020, concedeu entrevista ao Jornalista Dauro Machado, na manhã de quarta feira, dia 22. Dom Edson falou ao vivo por telefone e convidou a população para sua posse que será inclusive transmitida ao vivo pela TV Aparecida. Transferido de Belo Horizonte onde era Bispo Auxiliar, Dom Edson Oriolo é um dos mais importantes e preparados Bispos do Brasil. Vários Padres, Bispos e Autoridades são esperadas na posse. Na entrevista no Programa de hoje, Dom Edson falou de sua alegria em assumir o Governo da Diocese de Leopoldina, da importância da Evangelização e do acolhimento que tem recebido de seu "rebanho". A entrevista terminou com uma Benção dada pelo Bispo aos ouvintes da emissora. Os Padres da Diocese e os Fiéis não escondem a felicidade com a posse de seu novo Pastor.


Mineira que esteve na China está com sintomas do novo Corona Vírus. Paciente segue monitorada em Belo Horizonte.


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga suspeita de coronavírus em Belo Horizonte. A paciente é uma mulher, brasileira, de 35 anos, que veio de Xangai, na China. Os exames capazes de confirmar ou descartar a hipótese diagnóstica estão em andamento em laboratórios de referência. O caso foi identificado nesta terça-feira (21) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A paciente e desembarcou na capital mineira no dia 18 de janeiro. Ela apresenta sintomas respiratórios, compatíveis com a doença respiratória viral aguda. "Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial", disse a nota da SES. A mulher está internada no Hospital Eduardo de Menezes, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. A paciente está clinicamente estável e o caso segue em investigação. Segundo a SES, a paciente não esteve na região de Wunhan, megalópole de 11 milhões de habitantes, em que foram registrados os primeiros casos de contaminação. Ela disse também que não teve contato com pessoa sintomática na China.

Monsenhor José Chàmel recepcionará o novo Bispo. Dom Edson Oriolo tomará posse sábado na Catedral de Leopoldina. Veja o passo a passo da solenidade.

O novo bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, tomará posse neste sábado, 25 de janeiro de 2020, às 9:00, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina. Em seguida será realizada uma celebração eucarística na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros do templo católico.  A recepção e entrada do bispo na Catedral de São Sebastião será feita pelo metropolita dom Gil Antônio Moreira, acompanhado por dom Walmor  Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No rito de posse, tradicionalmente, o pároco de uma catedral é apresentado ao novo bispo, no entanto, a equipe de diocesana responsável pela organização da Posse Canônica, resolveu homenagear o monsenhor Antônio José Chámel para recepcionar o novo bispo, devido à figura importante que ele representa na história da Diocese. A notícia foi recebida com muita alegria por todo o clero e comunidades, pois, padre Antônio, como é carinhosamente chamado, trabalhou com todos os bispos e é considerado uma memória viva da Diocese de Leopoldina. Ele nasceu no dia 29 de janeiro de 1934, no então Distrito de São Geraldo, pertencente ao município de Visconde do Rio Branco.  Os seus pais vieram do Líbano para morar no Brasil. A sua mãe Da. Gurra Habibi José foi uma religiosa que inspirou toda a família. Ela rezava o terço de Nossa Senhora todas as noites e tinha o hábito da comunhão diária. O seu pai, o Sr. Chámel José, foi companheiro de estudo de Khalil Gibran, poeta, filósofo e pintor do mundo árabe reconhecido internacionalmente. Antônio Chámel é o mais novo da família de cinco filhos: Judith (in memóriam), Júlia, Miguel (in memóriam) e Oiliam José (in memóriam), esse último, foi advogado, professor, escritor, historiador, presidente da Congregação Mariana e membro da Academia Mineira de Letras. Com apenas dois meses de vida, mudou-se para a cidade de Visconde do Rio Branco, onde fez o curso primário. A sua família foi uma inspiração para se tornar padre e com apenas onze anos de idade iniciou os seus estudos no Seminário Menor de Mariana, cursando o ginasial, o segundo grau, além da formação acadêmica em filosofia e teologia. Quando a Diocese de Leopoldina foi criada, ele tinha apenas sete anos de idade e se recorda quando o vigário anunciou na missa em Visconde do Rio Branco a desvinculação da Arquidiocese de Mariana. Antônio José Chámel não assistiu a posse o primeiro bispo diocesano, mas, tão logo foi ordenado padre no dia 08 de dezembro de 1956, foi designado por dom Delfim Ribeiro Guedes para trabalhar na Diocese de Leopoldina. Foi educador no Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, onde atualmente funciona o prédio do Centro Pastoral Dom Reis. Também foi professor na Escola Estadual Professor Botelho Reis até o final do ano de 1991, quando se aposentou do magistério. Durante 33 anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina. Também foi pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, administrador paroquial de paróquias em Angustura (Além Paraíba) e Santo Antônio do Aventureiro. É capelão do Asilo Santo Antônio de Leopoldina, onde celebra missas há 37 anos. Trabalhou com todos os sete bispos, ocupando cargos como reitor, ecônomo e professor do Seminário Menor Nossa Senhora Aparecida, além de chanceler e ecônomo da Diocese de Leopoldina.
Saiba como será o rito de posse 
O novo bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, tomará posse neste sábado, 25 de janeiro de 2020, às 9:00, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina. Ele sairá da residência episcopal juntamente com o metropolita dom Gil Antônio Moreira, acompanhado por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Na entrada do bispo na Catedral de São Sebastião, o monsenhor Antônio José Chamel lhe apresentará o crucifixo a beijar, em seguida, o aspersório de água benta com o qual o bispo asperge a si mesmo e os presentes.  Depois, são conduzidos à capela do Santíssimo Sacramento, onde adoram, de joelhos, por alguns momentos, acompanhados em silêncio por todos os presentes.
Leitura das letras apostólicas
Após rezarem, dom Edson Oriolo, os arcebispos dom Gil e dom Walmor direcionam-se ao presbitério, diante do altar. O chanceler da cúria, Pedro Lopes, fará o pedido da leitura das letras apostólicas. Um padre fará a leitura da bula de nomeação de dom Edson José Oriolo dos Santos para a Diocese de Leopoldina, assinada pelo papa Francisco. Em seguida, dom Gil transmite-lhe o báculo, dando início à cerimônia de posse. O chanceler da cúria Pedro Lopes fará o pedido ao arcebispo metropolita dom Gil Antônio, para a posse canônica. Dom Gil solicitará ao Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz a apresentação das letras apostólicas ao Colégio de Consultores e pedirá que ela seja lida ao povo.
Tomada de posse da cátedra
Após a aclamação, dom Edson receberá o báculo pastoral, que simboliza o seu papel de pastor do rebanho divino. Em seguida dom Gil fará o uso da palavra, convidando-o a sentar-se em sua cátedra.
Saudação do administrador diocesano e manifestação de obediência do clero
O Pe. Volnei Ferreira Noro, que conduziu os trabalhos na Diocese de Leopoldina enquanto sede vacante, fará uma saudação ao novo bispo. Em seguida, ele e todo o clero diocesano de Leopoldina, manifestará obediência e respeito ao bispo, por ordem de ordenação.
Saudação final e início da procissão
Após a manifestação do administrador diocesano, o novo bispo conclui com estas palavras: Bendigamos ao Senhor; Todos: Demos graças a Deus.
Em seguida, dom Edson, dom Walmor e dom Gil dirigem-se para a  sacristia, onde irão paramentar-se para o início da procissão até a quadra do Colégio Imaculada Conceição, onde acontecerá a Celebração Eucarística.

Hora H - Vìdeo Crônica de Dauro Machado. Em 5 minutos o Jornalista solta o verbo e fala sobre o possível fechamento do Hemominas e a discriminação da instituição que recusa doadores homossexuais

ÁCIDO E CONTUNDENTE, DAURO MACHADO EM SEU HORA H SOBRE O TRATAMENTO DISCRIMINATÓRIO DO HEMOMINAS QUE RECUSA DOADORES SE ESTES SE DECLARAREM HOMOSSEXUAIS.


Miguelzinho recupera a verba que estava perdida e consegue realizar as esperadas e necessárias obras de contenções na Banqueta e Sitio Branco. Ordem de Serviço foi assinada pelo Prefeito

O Procurador Jurídico do Município, Fernando Ferreira, o proprietário da
empresa vencedora da licitação e o Prefeito Miguelzinho no ato da assinatura
da Ordem de Serviço.

O Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior assinou em 15 de janeiro de 2020, o contrato coma Empresa ViaBras Engenharia, para dar início às obras de muros de contenção nos Bairros Banqueta e Sítio Branco.
As obras são de extrema necessidade para a segurança da população dos mencionados bairros que esperavam há anos por esta importante realização. As obras  tem uma previsão de 07 meses de duração. O Prefeito afirmou que "esta conquista é um desejo de mais de dez anos da população e que a obra vai ser um diferencial para os moradores da Banqueta e Sítio Branco".
Dinheiro para obra havia sido perdido. Prefeito conseguiu reaver os recursos
Os recursos para esta importante obra foram liberados pelo Governo Federal mas por incompetência dos gestores público a época o valor havia sido perdido pelo Município. O Prefeito se empenhou, atendeu as exigências e sensibilizou o Governo Federal para a necessidade da obra que já era considerada impossível de ser realizada. Miguelzinho conseguiu o recurso de volta e determinou a imediata realização de licitação. Felizmente agora as obras vão sair do papel. Os moradores da Banqueta e Sítio Branco irão dormir mais tranquilos, sabendo que as  sonhadas contenções se tornarão realidade.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Baixo número de doares poderá levar o Hemominas Além Paraíba a fechar suas portas

Um grave problema pode estar surgindo em Além Paraíba que vai deixar a cidade sem uma importante instituição. A Fundação Hemominas já trabalha com a hipótese de encerrar suas atividades em Além Paraíba. O motivo de um possível fechamento é a baixa quantidade de doadores de sangue. As doações tem diminuído dia a dia e a agência localizada na Ilha Recreio está deficitária. Sem uma quantidade mínima de doadores não se justifica manter a agência aberta com funcionários, equipamentos  e outros itens necessários a seus funcionamento. Se o número de doadores não aumentar o fechamento, segundo apuramos ocorre ainda no primeiro semestre.
REFÉM DE JUIZ DE FORA
Se o Hemominas de Além Paraíba fechar suas portas a região ficará refém da agência de Juiz de Fora. Dezenas de localidades da região passarão a ser atendidas pela agência transfusional Juizforana. Se uma pessoa necessitar de sangue em Além Paraíba e o Hemominas não existir mais na cidade, o sangue deverá vir de Juiz de Fora, o que demanda procedimentos burocráticos além do tempo de viagem, o que pode comprometer a vida do doente. A solução segundo apuramos é o aumento significativo do número de doares.