CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO

PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Papa nomeou novo Bispo de Leopoldina. Clero está esperançoso com a novo lider. Dom Edson Oriolo dos Santos diz que não é progressista ou conservador mas que é do Evangelho

Foi publicada ontem, 30 de outubro a nomeação de Dom Edson José Oriolo dos Santos como novo Bispo da Diocese de Leopoldina, vacante desde a transferência do Bispo anterior para São João Del Rei. O Bispo falou pela primeira vez para a imprensa da região através do programa Dauro Machado, na Rádio Cultura de Além Paraíba.  O Bispo dom Edson José Oriolo dos Santos é mestre em Filosofia Social pela PUC Campinas, especialista em Aristóteles, pela Unicamp, e em Marketing, pela Universidade Gama Filho. Também pela Universidade Gama Filho, é pós-graduado em Gestão de Pessoas. Filho de José Eugênio dos Santos e Alzira Oriolo dos Santos, nasceu no dia 18 de setembro de 1964, em Itajubá (MG), cidade em que foi ordenado presbítero, na Matriz de São José Operário, no dia 5 de maio de 1990. É formado em Filosofia, pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre, e em Teologia, pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP). Dom Edson exerceu na Arquidiocese de Pouso Alegre os cargos de vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, pároco da Paróquia Bom Jesus e Cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Além disso, exerceu a função de professor em várias disciplinas relacionadas à Filosofia no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre e também atuou como promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese. Na Paróquia Bom Jesus, implantou a Pastoral Urbana, que o tornou referência no país sobre o tema.Dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 15 de abril de 2015, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 11 de julho na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre (MG).  Baseado na carta de São Paulo aos Efésios (3,8), seu lema episcopal é “Evangelizare Misericordiae e Divitias” e significa “Anunciar as riquezas da misericórdia”.
CLERO ESPERANÇOSO
Segundo 3 Padres da Diocese de Leopoldina ouvidos pela reportagem de A Gazeta sob a condição de sigilo, o Clero recebeu com alegria o nome do novo Bispo e ontem, em Leopoldina, os Padres que estavam em atualização mensal manifestaram esperança de que o novo Líder da Igreja Católica seja um verdadeiro bom pastor para os Consagrados e para os Leigos. Segundo nossas fontes, o Clero de Leopoldina estava muito "machucado" pela Postura difícil do Bispo anterior. Nossas fontes aferiram que o Bispo que deixou a Diocese era grosseiro no trato com os Padres, de dificílimo temperamento e acesso, motivos que afastavam tanto dos Padres quanto dos Católicos. Também nos foi dito pelos Padres que as referências sobre Dom Edson e seu rico currículo são excelentes. O novo Bispo como afirmou na Rádio Cultura deverá tomar posse Canônica da Diocese em 20 de janeiro de 2020.
NEM PROGRESSISTA, BEM CONSERVADOR MAS "DO EVANGELHO"
Perguntado pelo Jornalista Dauro Machado se ele se considerava um Bispo progressista ou conservador o Bispo disse que seguia o Evangelho: "Sou do Evangelho", afirmou Dom Edson Oriolo. Outros Bispos ouvidos pela reportagem de A Gazeta afirmaram que a nomeação de Dom Edson deve ser comemorada por se tratar de um dos mais preparados membros do Episcopado brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.