Além Paraíba está sendo "infestada" por Fake News nos últimos dias deixando a população muitas vezes alarmada. Não se descobriu ainda a autoria das criminosas falsas notícias mas segundo apuramos a Polícia Civil já entrou no caso.
1 - Rompimento da Usina
Semana retrasada um áudio de um suposto Alem-paraibano que dizia viver fora de Além Paraíba alertava seus improváveis parentes para os perigos do rompimento da Usina Simplício Queda Única, de FURNAS. Segundo o áudio a usina apresentava rachaduras e seu rompimento causaria a destruição de Anta/RJ e a inundação de Além Paraíba. O fato foi desmentido de forma incontestável pela gerência da Usina Simplicio que informa que o empreendimento não passa por nenhuma falha.
2 - Doença Misteriosa teria infectado Alem-paraíbano
Outra mentira espalhada pelas redes sociais dava conta que um Alem-paraibano teria sido "infectado" pela misteriosa doença que atingiu moradores do bairro Buritis em Belo Horizonte. A doença causa uma síndrome renal e neurológica. Segundo a Fake News o paciente teria sido inclusive transferido. A noticia falsa perdeu força quando a polícia civil do estado descobriu que na verdade o que ocorreu foi uma intoxicação por um produto químico que contaminou uma cerveja artesanal em Belo Horizonte.
3 - Fuga de presos de alta periculosidade
A última fake news divulgada dava conta que 8 presos teriam escapado do presídio de Além Paraíba, outras versões falavam da fuga ocorrida em cidades vizinhas. A notícia falsa alertava as pessoas sobre a periculosidade dos elementos e aconselhava os moradores de Além Paraíba a se prevenirem contra os meliantes mantendo as casas fechadas e protegidas. O Sistema de Administração Carcerária responsável pelos presos de Além Paraíba e todo o estado desmentiu a suposta fuga
Fakes se propagam graças a pessoas desavisadas que incentivam
As fake news tem acontecido com frequência em grupos de Whatsapp, aplicativo de mensagens. Elas proliferam rapidamente graças a inocência ou falta de critério daqueles que as recebem. Sem se preocuparem em checar a notícia em sites ou veículos de imprensa confiáveis, simplesmente replicam o conteúdo fazendo a fake news tomar uma grande proporção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.