CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO

PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Mais uma parte da Rotunda da antiga Rede Ferroviária desabou no fim de semana. Onde estão os preservacionistas que impediram que o Bahamas Mix se instalasse no local?

Mais uma parte da Rotunda da antiga Rede Ferroviária desabou no final de semana. Na noite de sábado, 3 de janeiro de 2020, uma grande parte do galpão, em ruínas como todo o espaço, foi ao chão. A Rotunda pertence a Igreja Católica que já deixou claro não ter condições de restaura-la, mas não cria qualquer impedimento para que ali se desenvolva um projeto interessante. A Rotunda, localizada no coração de Além Paraíba está em total abandono e hoje é uma mancha em plena área urbana. No local, há cerca de 4 anos atrás, o Supermercado Bahamas Mix pretendia se instalar no local mantendo a fachada preservada em nome da história mais realizando a construção de um novo espaço interior.
Pressionada Câmara impediu que o supermercado se instalasse no local
O Supermercado Bahamas Mix hoje muito bem instalado no antigo depósito do grupo Zamboni, queria se instalar na Rotunda. Os Diretores do grupo Bahamas estiveram em Além Paraíba há cerca de 4 anos e solicitaram que a Câmara Municipal revogasse a Lei que dispunha sobre o tombamento histórico de toda a Rotunda. Na época alguns pretensos ativistas culturais e ou intelectuais de araque pressionaram e maioria dos Vereadores se recusaram a revogar a Lei de Tombamento. Com a não revogação da Lei, mesmo com a proposta do grupo Bahamas de manter preservada a fachada da Rotunda, o supermercado como dito foi para outro local. Não tinha cabimento para o Bahamas instalar-se num prédio em ruínas, tombado pelo patrimônio histórico que impediria qualquer reforma ou modernização do espaço. 
Pra que tombar se já está caindo?
Uma das histórias folclóricas do Legislativo Alem-paraibano dá conta que um Vereador certa vez falando sobre os tombamento dos torreões da estação afirmou: "Pra que tombar se está caindo?" A frase cai como uma luva para a situação da Rotunda. Como previsto na época por alguns Vereadores inclusive pelo Editor de A Gazeta, Dauro Machado, o Bahamas Mix não se instalaria no local por não poder alterar o interior da Rotunda, a mesma não seria restaurada por que não há recursos financeiros e o destino do local seria cair, como de fato acontece no momento. A Rotunda é tombada pelo patrimônio histórico do Município e realmente está tombando, caindo. Os pretensos intelectuais de araque e ativistas da cultura sem qualquer formação deveriam ser processados por terem pressionado o Legislativo Municipal, impedido a instalação de uma grande empresa na Rotunda e por não terem feito nada, além de retórica, em favor do Rotunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.