Os Conselheiros do Hospital São Salvador se reuniram na noite de 15 de junho em Assembléia Geral devidamente convocada para análise e votação da prestação de contas da instituição no exercício de 2015. A reunião foi presidida pelo Provedor da Instituição Dr. Rafael Boubée Gracioli da Silva e teve início com a leitura pelo Diretor Primeiro Secretário, Dauro Machado, da Ata da Assembléia anterior que foi aprovada pelos Conselheiros.
Em seguida o responsável pela contabilidade do Hospital apresentou todas as contas, os ativos, passivos, patrimônio, saldos, e deu explicações técnicas sobre a situação financeira do Hospital. Ficou demonstrado que mais uma vez, durante o ano de 2015, a PREFEITURA MUNICIPAL DE ALÉM PARAÍBA NÃO CONCEDEU QUALQUER TIPO DE SUBVENÇÃO AO HOSPITAL repassando apenas os pagamentos pelos serviços de pronto socorro que ela contrata do Hospital já que não possui pronto socorro municipal. Passada a fase de números, a Administradora da instituição, Bethânia Reis de Souza Gracioli apresentou ao Conselho as obras realizadas e já concluídas ou em fase de conclusão: Reconstrução das enfermarias femininas SUS, reconstrução da sala de Raio X, compra de novo equipamento de raio X, compra de máquina de hemodiálise, compra de novo instrumental cirúrgico, troca de piso do hospital, reforma da capela, usina de oxígênio, implantação de prontuário eletrônico (implantado até agosto próximo), inventário e catalogação de patrimônio, etc. Falou ainda das obras que estão em andamento: reforma completa de uma das alas dos apartamentos em fase de conclusão. Anunciou início das obras de reforma da segunda ala de apartamentos tão logo termine a reforma da primeira.
Contas aprovadas
Os Conselheiros aprovaram as contas e o balanço geral será publicado na imprensa para conhecimento da população. O Conselho também autorizou que o estacionamento do Hospital passe a ser rotativo, com cobrança pelo uso. Os recursos obtidos com a cobrança do estacionamento, o que existe em todos os Hospitais servirá para a manutenção dos exteriores do prédio e para regular o uso das vagas existentes.
Questões políticas
O Provedor comunicou que tem sido convidado a conversar com pré candidatos a Prefeito de Além Paraíba e que vai falar com todos sempre deixando claro que os interesses do Hospital deverão estar sempre em primeiro lugar. O Provedor informou que espera que os pré candidatos deixem bem claro suas intenções com o Hospital São Salvador e que não admitirá qualquer tipo de imposição ou ação para prejudicar a instituição.
Permanência na Provedoria
Na Assembléia anterior quando foi reeleito para mais um mandato, que pelo Estatuto deve ser o último, já foi levantada pelos Conselheiros a hipótese de que se alterasse o Estatuto para que Dr. Rafael prosseguisse na Provedoria. Existe um temor justo dos Conselheiros que a sucessão leve ao Hospital um Provedor que não consiga manter as numerosas conquistas obtidas pela atual Provedoria para o Hospital e que a instituição volte a viver momentos complicados dependendo de ajuda para sobreviver. Naquela Assembléia Dr, Rafael deixou claro que não preferia não que não se alterasse o Estatuto já que ele não tinha o desejo permanecer na Provedoria ao término deste último mandato, garantindo que acompanharia a nova Provedoria mas não seria ele o cabeça da instituição. Na Assembléia de ontem os Conselheiros foram diretos e pediram claramente pela mudança do Estatuto para que Rafael Gracioli permaneça à frente do Hospital, ressaltando também o trabalho impecável de Bethânia Reis Gracioli de Souza na administração. O Conselheiro Fernando Ferreira que também é Advogado chegou a falar numa convocação de Assembléia Geral Extraordinária para alteração do Estatuto. Rafael Gracioli parece ter ficado sensibilizado com os pedidos. O Conselheiro Dauro Machado afirmou ser favorável à mudança e a permanência de Rafael na Provedoria alegando inclusive que não vê outro nome com o perfil arrojado de Rafael para comandar a instituição e enfrentar com pulso firme as tentativas de politização da instituição e de outros expedientes nefastos ao HSS que já aconteceram e que podem tranquilamente acontecer se não existir alguém que se imponha em favor da instituição como faz o atual Provedor.
Neurocirurgia
Enquanto os Conselheiros se reuniam no Salão Nobre, no centro cirúrgico acontecia uma cirurgia no crânio de um paciente vítima de aneurisma cerebral. A equipe de Neuro Cirurgiões é de Teresópolis, são amigos do Provedor e estão em negociações para prestarem atendimento regular no Hospital São Salvador. É de conhecimento público que muitas pessoas morrem aguardando uma vaga no sistema SUS quando são vítimas de acidentes cerebrais hemorrágicos que carecem de intervenção cirúrgica e que atualmente o Hospital não dispõe deste serviço. Somente na gestão do saudoso Provedor Miguel Belmiro o Hospital tinha esse serviço que agora para o alívio da população pode estar perto de voltar a existir.
Abaixo algumas fotos da Assembléia Geral realizada na noite de 15 de Junho de 2016.