Na quinta feira, 25 de maio, trabalhei exaustivamente no fechamento da edição do Jornal A Gazeta. Por sinal, tenho muitas imperfeições, mas não trabalhar não figura entre elas. Por trabalhar tanto, levanto-me antes da 7 da manhã, muitas vezes não fico o dia todo colado no facebook, que uso muito para divulgação de conteúdo noticioso que veiculo no blog de meu jornal. Passo uma rápida olhada, "curto ou compartilho" poucas coisas. Falta tempo e me desculpe, disposição para muitas vezes, assistir a tanta imbecilidade que muitas vezes são postadas. Por conta de trabalhar tanto, em especial ontem, não vi e não pude me posicionar sobre o desrespeito que se cometeu com uma senhora idosa, Freira de uma Congregação Religiosa de Direito Pontifício e Coordenadora de disciplina do Colégio Santos Anjos de Além Paraíba, a Irmã Maristela. Falar do Colégio Santos Anjos para depreciar uma de suas Religiosas é no mínimo, para ser comedido, uma sandice. A instituição está em Além Paraíba há 80 anos, formou com qualidade e expertise centenas e centenas de alunos e continuará em sua missão, idealizada pela Mãe Fundadora da Congregação, a "Serva de Deus" e virtuosa Madre Maria São Miguel Poux. Numa Congregação, quando se fala de uma de suas integrantes, se fala indiretamente de todas as outras que estão congregadas num mesmo propósito. Dito isso, com as minhas escusas por não ter podido ler a infeliz postagem de ontem e não ter sido um contundente rebatedor, passo agora a redigir sobre o nauseabundo ocorrido:
Fatos a mim relatados pela Superiora do Colégio Santos Anjos de Além Paraíba
O Colégio, QUE É CATÓLICO, preparou uma solenidade para homenagear Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Uma das denominações Marianas, padroeira do Brasil, Mãe de Deus. Nessa solenidade ou evento como queiram, foi pedido aos alunos que dela fossem participar comparecessem vestindo roupa branca. Registre-se que o Colégio Santos Anjos tem vários alunos Evangélicos que são tratados com respeito e não há em nenhum momento doutrinação para a conversão deles a fé Católica. Lado outro, todos os Pais que matriculam seus filhos no Colégio sabem de que se trata de um Colégio Católico mas que hoje é a excelência em educação de Além Paraíba. Voltemos aos fatos. Um certo aluno, por razões que desconheço compareceu vestido com roupa diferente, trajando me parece calça jeans. Se o roteiro previa roupa branca o azul não era apropriado. A Irmã Maristela, segundo relatou-me Madre Marcélia (eu sou do tempo que nós nos dirigíamos a uma Superiora como Madre e assim prefiro), solicitou então que o aluno ficasse com outro grupo de alunos, para participar do evento de outra forma, mas não ficasse onde todos estavam vestindo o branco pedido. A mãe do aluno, de família conhecida por possuir gênio temperamental entendeu que o filho não poderia ser preterido. Digo eu: Certamente para esta mãe seria inaceitável não ver o rebento brilhar, aparecer, protagonizar o acontecimento onde a grande homenageada não era ela, mas a Santa que apareceu há 300 anos nas águas barrentas do Paraíba; Vaidade... meu pecado favorito, disse Al Pacino no filme o Advogado do Diabo onde ele interpretava o próprio. A frase cai como uma luva para o fato em tela. Visto que não seria possível a participação do filho a Mãe disse que pediria transferência e tiraria a criança do Educandário.
O facebook virou o grande local de extravasar as frustrações
O assunto que deveria ter sido resolvido com a direção do Colégio, foi para o facebook, não sei se pela Mãe do aluno ou algum familiar ou por um algum nojento de plantão. O fato é que se iniciaram críticas absurdas a Irmã Maristela, religiosa comprometida, que trabalha muito no Colégio apesar de ser portadora de cardiopatia. Hoje recebi algumas das postagens, verdadeiros absurdos. Desrespeitaram a Freira de uma maneira nefasta. Comentários abjetos, inclusive de pessoa que trabalhou no Colégio Santos Anjos, mas que é conhecida pela língua afiada e pelas indiscrições. Nem mesmo os trancos que tomou na vida a fazem mais complacente. Vi como dito, coisas absurdas, mentirosas, exageradas e maldosas sobre a Irmã Maristela que sim, as vezes é enérgica por coordenar a disciplina mas que é um ser humano doce e que normalmente deixa saudades nos ex alunos. Em minha casa 3 gerações passaram pelos Santos Anjos, de minha Mãe às minhas sobrinhas que lá estudaram, pagaram o preço justo pelo excelente ensino que receberam, minha Mãe é Professora, minha irmã Professora Pós Graduada, minha sobrinha Maísa é Bacharel em direito aprovada no primeiro vestibular assim como Lívia, minha outra sobrinha Enfermeira, aprovada no primeiro vestibular, ambas estudaram em Juiz de Fora, egressas do Colégio Santos Anjos. Todos estamos horrorizados e eu que tenho estreitos laços com o Colégio, com as Religiosas que por lá passaram e com a Congregação estou, para ser educado, muto indignado. O Colégio tem regras e normas a serem seguidas, os Pais que não concordam ou que se aborrecem com algo conversem com a Direção ou tirem de lá seus filhos ora bolas. Não vá para o facebook colocar pra fora neuroses e acessos de estrelato achincalhando uma Religiosa, uma Freira, um ser humano, uma pessoa de idade. Como lamento ter trabalhado tanto ontem para não ter visto esse descalabro porque a resposta estaria prontinha para ser dada.
Posses, poses, aparências, sobrenomes. Os quatrocentões Alem-paraibanos.
Para concluir esse Editorial, recebi a cópia de um post do tio do aluno, que tem em alguns aspectos certas preferências que compartilho, dizendo absurdos sobre o ocorrido e sobre a irmã Maristela. Lá pelas tantas na infeliz publicação (já retirada suponho que pelo autor do facebook) titio disse textualmente: SOMOS FAMILIA DE POSSES. Aí eu não sabia se ria ou se chorava. Chegou a ser cômico, mas é trágico na verdade. Nos anos 50 ou 60, em Além Paraíba, como no também provinciano Brasil da época, prevaleciam os sobrenomes. Fulano de Tal é da família tal. Na maioria os avós eram ricos (o meu avô Bernardo Garcia Lorenzo foi um homem rico em seu tempo), os filhos eram nobres e os netos na maioria ficaram pobres. Pior do que a pobreza financeira só a do espírito porque essa não tem cura. "Família de Posses" que coisa mais nojenta, mais escrota e mais abjeta, sem dizer que depois do tchan e da Tati Quebra Barraco, os supostos ricos assim como os pobres dançam na boquinha da garrafa ou vão descendo até o chão ao ritmo dos funks proibidões. NÃO EXISTEM PESSOAS MELHORES QUE PESSOAS. EXISTEM APENAS PESSOAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS INDEPENDENTE DO SOBRENOME QUE TENHAM. Os corpos sem vida dos "de posses" começam a se decompor assim como todos os outros quando o coração para. Os Cemitérios estão cheios dos "de posses" e Além Paraíba ainda cheia dos "de poses". Quem é realmente "de posses" estuda em Harvard, em internatos em Lausane, Londres ou Paris. Para com isso! A palavra POSSE pode ser aplicada em várias situações, vejamos: Quem se apossa de uma fazenda doada a uma instituição É DE POSSE porque se APOSSOU de algo que não lhe pertence e pelo qual não pagou. Quem enriqueceu vendendo áreas ilegais para os menos avisados é DE POSSE porque se apossou da inocência e do dinheiro suado de pessoas. Eu prefiro parar por aqui, porque no caso em tela eu poderia falar facilmente do vários significados do termo usado "SOMOS FAMÍLIA DE POSSES" e certamente eu iria ofender pessoas de tal família que são corretas e queridas para mim e que certamente pelo que conheço não aprovariam a postagem do delicado rapazote. Não me venham por favor imaginar que eventuais POSSES encubram falhas, ato censuráveis e imperfeições que TODA FAMÍLIA TEM num ou mais de seus membros. Felizmente eu conheço todas as minhas imperfeições e falo delas, lamentando acreditem. Essa coisa de que uma pessoa é melhor que outra pelo sobrenome que tem é algo fora do contexto atual do mundo, é cafona, é coisa de gente que tem pose para passar a idéia de que tem POSSES. A registrar que as pessoas que realmente têm POSSES E GRANA NA CONTA em Além Paraíba são normalmente discretas, simples e de bom acesso (registro que há exceções).
UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS
Circulou hoje pelo aplicativo de mensagens Whats App (Zap Zap pra quem não TEM POSSES) uma foto do jovem tio, autor da infeliz postagem, no sentido fisiológico da palavra evacuando na subida da Rua Souza Leão, a rua que moro. Me mostraram o rapaz em posição excretora, fazendo paredinha com a porta do carro e defecando na rua. Poxa, logo na minha rua! Que chato! Eu, recebi as imagens do rapaz diarreico, olhei e não enviei pra ninguém. Por sinal não mando esses e outros tipos de fotos para outros, não tenho tempo pra isso e em nada acrescenta. Pensei comigo, porque fotografaram o delicado rapaz literalmente eliminando excremento (FAMÍLIA DE POSSE ELIMINA EXCREMENTO, MENOS POSSE, FAZ COCÔ E DE POSSE NENHUMA DIGAMOS... DÁ UMA BARRIGADA). Depois da postagem dele eu entendi. O rapazinho realmente, desculpe o termo, tem merda demais no corpo e quando não excreta por baixo, excreta em infeliz postagem.
PARA CONCLUIR
Irmã Maristela, Colégio Santos Anjos, vocês são patrimônio de Além Paraíba. Irmã Maristela não se aborreça ou se apequene, porque a senhora é grande, a senhora cumpre sua missão e honra o chamado de Deus. A figura acima é o Brasão da Congregação dos Santos Anjos. Em Latim nele está escrito "um coração humilde". Que essa frase sirva para todos os cretinos que comentaram ou compartilharam a postagem nojenta sobre esse episódio que não deveria ter tomado essa proporção. Ao rapazinho das "POSSES" um recado: Na vida a gente aprende pelo amor ou aprende pela dor, acredite eu sei o que digo. Seja mais normal, mais humilde, mais simples, veja os trancos que a vida nos dá de vez em quando. Nas horas difíceis que todos passamos, todas as famílias passam seus problemas, melhor é não ter (ou dizer que tem) tantas POSSES e dizer que tem amigos e fé em Deus. Você é uma vergonha e todos aqueles que comentaram sem saber de nada, que entraram na sua onda tenham a certeza: A você e a eles Deus cobrará satisfações.
Dauro Machado - Editor do Jornal A Gazeta
Dauro Machado - Editor do Jornal A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.