O horário brasileiro de verão começou na primeira hora de hoje, 15 de outubro. A zero hora os Alem-paraibanos e brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal adiantaram seus relógios em uma hora. O horário de verão, detestado pela maioria das pessoas vigora até 18 de fevereiro do ano que vem e visa economizar energia elétrica. A suposta economia de energia não se comprovou nos últimos anos pois se por um lado as lâmpadas são acesas mais tarde por outros os condicionadores de ar são ligados mais cedo. O primeiro dia do horário de verão em Além Paraíba foi quente e nublado com previsão de chuva. Segundo meteorologistas a região Sudeste onde Além Paraíba se encontra sofrerá com temperaturas altas já a partir de agora, em setembro, com picos em janeiro e fevereiro.]
Conheça os males do horário de verão
Uma equipe de pesquisadores suecos conduziu um estudo no ano de 2008 que apontou que as três semanas após a alteração de horário mostram um aumento de 5% nos índices de ocorrências de ataques cardíacos em relação a outras épocas do ano. De acordo com outro estudo publicado no New England Journal of Medicine, esse acréscimo nos registros de acidentes cardiovasculares pode ser devido à mudança nos padrões de sono que o horário de verão causa nas pessoas.Várias pesquisas já demonstraram que a falta de sono é capaz de aumentar as chances de inflamação no organismo e o nível de atividade do sistema nervoso autônomo simpático. Ambas alterações podem gerar alterações metabólicas muito significativas à saúde das pessoas.Uma hora pode não parecer tempo suficiente para significar muita coisa, mas pode ter certeza de que isso já é o bastante para alterar o funcionamento do relógio biológico humano. E essas mudanças podem afetar o seu ritmo cardíaco, suas funções de imunidade e defesa de seu organismo e até mesmo desregular suas “costumeiras” idas ao banheiro.Depois de tantos problemas relacionados aos distúrbios de sono que podem ser causados pelo horário de verão, não é nem um pouco impressionante concluir que as primeiras semanas do “novo horário” fazem com que as pessoas se sintam mais cansadas. E funcionários cansados tendem a ser mais dispersos, o que certamente os levará a uma queda em seus ritmos de produtividade.
E tem mais!
Entre os efeitos causados pelo adiantamento de uma hora nos relógios, ainda podemos listar frequentes dores de cabeça, o que pode afetar diretamente o humor das pessoas, a saciedade (a quantidade de fome ou a vontade de consumir alimentos ricos em gorduras e açúcares) e tudo mais o que é gerado pela alteração súbita no padrão de sono.Mas o que você não sabia é que, em algumas áreas dos Estados Unidos, alguns cientistas sociais constataram que o horário de verão pode ter influenciado no aumento da criminalidade local. De acordo com uma reportagem feita pelo site NPR, uma pesquisa na Universidade da Virginia mostrou que a taxa de crimes aumentou em 7% no período do ano com a hora adiantada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.