A Greve convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Além Paraíba em protesto ao não pagamento integral dos salários dos professores pela Prefeitura teve adesão praticamente zero. Um ou outro professor aderiu ao fracassado e inoportuno movimento.
ENTENDA O CASO
O Governo de Minas vem retendo por meses o dinheiro do FUNDEB - Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico, DINHEIRO ESTE QUE PERTENCE AO MUNICÍPIO DE ALÉM PARAÍBA. O Governador de Minas Gerais que levou Minas à falência está retendo tanto quanto pode os recursos que são dos Municípios Mineiros que estão declarando um atrás do outro, estado de calamidade financeira. Em Além Paraíba o dinheiro do FUNDEB é usado em parte para a complementação dos salários dos Professores. Enquanto o Prefeito Municipal de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior teve condições de completar os salários dos profissionais da educação com o recursos próprio ele o fez. Essa complementação durou cerca de 3 meses até que NÃO HAVIA MAIS DINHEIRO NOS COFRES DO MUNICÍPIO PARA QUE ELA PROSSEGUISSE. O Prefeito então, à contra gosto é bom que se diga, passou a pagar aos professores apenas a parte que cabe ao Município. Sem o restante do FUNDEB apenas em torno de 40 por cento dos salários foram depositados nas contas dos Professores.
ABSURDO
Definitivamente é um absurdo a retenção dos recursos que o Governador do Estado faz com os recursos do Município. Fernando Pimentel no entanto está solenemente "nem aí" para tal medida já que foi DERROTADO VERGONHOSAMENTE NAS URNAS, não indo sequer a segundo turno e juntando suas tralhas para deixar o Palácio da Liberdade pela porta dos fundos em 31 de dezembro de 2018. É inaceitável que os Professores que já são pessimamente remunerados no País passem por tamanha humilhação e não recebam os valores que lhes são devidos. Apesar de indignada, a categoria dos Professores entende que a culpa NÃO É DO PREFEITO MUNICIPAL, NÃO É FRUTO DE GESTÃO EQUIVOCADA DE RECURSOS PÚBLICOS OU QUALQUER OUTRA AÇÃO A QUE O PREFEITO TENHA DADO CAUSA. O Prefeito tem tentado de todas as formas, como centenas de outros Prefeitos de Minas reaver o dinheiro que pertence a Prefeitura.
GREVE
O SINSERMAP - Sindicato dos Servidores Públicos de Além Paraíba cumpre seu papel de entidade de classe na defesa dos interesses de seus sindicalizados e por isso entendeu que a convocação da greve era a melhor solução. Os Professores entenderam que pelo menos por agora não é esse o caso ou a solução para o problema. Uma greve em término de ano letivo comprometeria o fechamento dos conteúdos programáticos que devem ser ministrados aos alunos e certamente ocasionaria a obrigatoriedade de redução de férias e reposição de aulas. O Prefeito Municipal Miguel Belmiro de Souza Júnior enviou carta ao SINSERMAP lamentando que a convocação da greve. O movimento foi inexpressivo. Como dito anteriormente poucos professores aderiram e paralisaram suas atividades. A grande maioria da categoria, mesmo passando os piores momentos de suas vidas profissionais continuam trabalhando nas Escolas esperando como a maioria dos Prefeitos e a maioria do povo Mineiro que o tempo passe depressa para que o atual desgoverno do Estado e seu "desgovernador" entreguem o poder, depositando assim a esperança em dias melhores prometidos pelo Governador Eleito, Romeu Zema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.