O Vereador Rodrigo França se pronunciou na Câmara Municipal de Além Paraíba e também em programa da Rádio CPN informando que, em sendo ele Diretor do Pró-Criança, entidade de apoio a 90 crianças no Goiabal informava que por falta de recursos financeiros da Prefeitura e apoio com servidores por parte da Municipalidade, o fechamento da instituição é uma realidade próxima. Rodrigo informa que desde o ano passado a subvenção mensal em dinheiro foi reduzida pela Prefeitura e que a Municipalidade não cedeu mais uma Professora e uma auxiliar para a entidade.
Saiba um pouco mais da história do Pró-Criança
O Pró-Criança nasceu como Centro do Promoção do Menor - CEPROM e foi criado por um Padre que por aqui passou, chamado Ruaro Cândido da Silva. Quando fundado o CEPROM funcionava no Morro do Cemitério, em um terreno da criança. O primeiro pavimento da entidade chegou a ser construído. Legalmente a entidade pertence a Igreja Católica - Paróquia de São José. Com a transferência do Padre Ruaro, o então CEPROM perdeu prestígio com o Padre que o sucedeu. O CEPROM foi então transferido para o Goiabal num prédio que pertence ao Município. O Presidente da entidade foi e é ainda o Pároco da Paróquia de São José que delega a administração da entidade a uma Diretoria Executiva, da qual o Vereador tem um cargo. A Paróquia de São José colabora muito pouco com a manutenção da entidade, segundo apuramos, remete mensalmente cerca de 600 Reais para o mês, o que convenhamos é muito pouco para a alimentação, compra de material de higiene e limpeza, material escolar e de atividades para 90 alunos. Quando o CEPROM foi transferido para o Goiabal passou a se chamar PRÓ-CRIANÇA. Com reduzidas fontes de receita, que vem de doações de associados, a entidade passou a ter sua principal fonte de recursos oriundos dos cofres públicos do Município. A Prefeitura, nos tempos de "vacas gordas" chegou a repassar valores substanciais no momento porém, com a crise, queda de receitas, a Prefeitura reduziu as subvenções para TODAS as entidades assistenciais, culturais e filantrópicas de Além Paraíba. Definitivamente o Prefeito afirmou que a Prefeitura vai colaborar com a subvenção que for possível dentro do orçamento mas que não existe a menor hipótese do PRÓ-CRIANÇA fechar.
Assumimos a entidade
O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior afirmou que espera que a atual Diretoria encontre meios para manter aberto o PRÓ-CRIANÇA e que a Prefeitura continuará subsidiando a entidade dentro de seus possibilidades. O Prefeito deixa claro que caso a atual Diretoria entenda que a entidade encerrará suas atividades, a Administração assume o comando da mesma, realizando uma espécie de municipalização. Miguelzinho lembrou ainda que quando o PRÓ-CRIANÇA foi criado servia de "contra turno" para os alunos que estudavam ou de manhã ou de tarde na Escola Ana Mattos de Oliveira e que hoje a Escola do Goiabal funciona em tempo integral. O Prefeito foi taxativo disse que não permitirá que a entidade feche as portas para que 90 crianças fiquem desamparadas e que está pronto para assumir a entidade, apenas no caso da atual Diretoria decidir que não será possível mantê-la em funcionamento.
Opinião do Jornal
Não é o caso especificadamente do PRÓ-CRIANÇA mas não se pode, em tempos atuais, onde mês a mês os recursos dos Municípios são reduzidos pela União e Estado que se crie entidades contanto com principal fonte de custeio os cofres do Município. É impossível que a Prefeitura destinem subvenções que sabemos são necessárias nos valores desejados pelas entidades. Já tivemos uma creche em Vila Caxias que acabou fechando as portas pois necessitava basicamente do dinheiro repassado pela Prefeitura. Na época, o Prefeito tentou de todas as formas resolver o problema mas o custeio tinha de feito pelo Município. Quando se cria uma entidade precisa-se planejar sua manutenção sem contar expressamente com recursos do tesouro municipal. A decisão de Municipalizar o PRÓ-CRIANÇA no caso extremo da atual Diretoria da entidade decidir fechá-la tranquiliza os mais interessados em seu funcionamento: as crianças que usufruem dos serviços nele prestados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.