Uma fonte revelou ao Jornal A Gazeta que a situação econômica e financeira da Cooperativa dos Produtores de Leite de Além Paraíba é muito preocupante e que a grande quantidade de dívidas pode comprometer a existência da mesma. O Jornal A Gazeta ao saber da notícia, fez contato com o Presidente da entidade, James Stewart Villela, que com muita franqueza revelou que de fato os problemas financeiros existem e que a maior preocupação que ele tem são com os pequenos produtores de leite que seriam os mais prejudicados caso a Cooperativa encerrasse suas atividades, o que segundo ele PELO MENOS A CURTO PRAZO NÃO HÁ RISCO DE ACONTECER. Segundo James a situação da Cooperativa vem se agravando com a queda do leite que a ela vem sendo destinado. Ele explicou que em outros tempos a Cooperativa recebia cerca de 50 mil litros de leite por dia e que hoje recebe pouco mais de 8 mil litros, quantidade insuficiente para a Cooperativa operar de forma satisfatória.
Conversa com o Prefeito e com o Ministro da Agricultura
Acompanhado de outros produtores, James esteve reunido com o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior onde relatou a ele a situação da Cooperativa. O Prefeito está ciente do problema. A reportagem do Jornal A Gazeta procurou o Prefeito na parte da tarde de hoje mas não conseguiu falar com o mesmo que se encontrava numa viagem de trabalho a vizinha cidade de Cataguases. O Presidente da Cooperativa de Além Paraíba, James Villela e outros Presidente de pequenas cooperativas montaram uma federação e foram recebidos pelo Ministro da Agricultura do atual governo. O Ministro ouviu que são graves os o problemas financeiros da maioria das Cooperativas de Minas Gerais e se comprometeu e conseguir recursos para elas possam iniciar um processo de recuperação.
Multinacionais subsidiadas pelo BNDES destruíram as pequenas cooperativa
Nas gestões do PT, o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social emprestou dinheiro a juros subsidiados para várias empresas multinacionais que atuam no mercado de leite e derivado. Com esse apoio dos Governos Lula e Dilma as multinacionais foram abrindo ou ampliando fábricas e comprando leite dos grandes produtores, enquanto os pequenos produtores continuaram a contar apenas com as pequenas cooperativas. Quando o dinheiro do Governo Federal acabou muitas dessas empresas quebraram, vide caso Parmalat.
Falta de fluxo de caixa, dívidas, débitos com o fisco e corte de créditos
O grande problema da Cooperativa de Além Paraíba é a falta de fluxo de caixa para operar. Sem esse fluxo a Cooperativa precisa recorrer a troca de duplicatas e outras modalidades de crédito cujos juros são altos e ao longo do tempo inviabilizam qualquer negócio. Segundo James, a Cooperativa tem tomado medidas saneadoras para "enxugar" custos. O armazém da entidade foi arrendado para o grupo Zamboni. O posto de gasolina da Vila Laroca foi vendido para um grande empresário do setor da região. Com o dinheiro da venda do posto a Cooperativa deverá quitar por exemplo dívidas com fisco e outros credores, podendo assim passar a escritura definitiva para o novo proprietário. Atualmente o Posto está penhorado. James informou também que a Cooperativa perdeu uma importante linha de crédito de cerca de 400 mil Reais que tinha em um banco. Ele afirmou que o banco ao ver que o balanço da Cooperativa não apresenta-se saudável cortou o crédito e iniciou o processo de cobrança dívida. James aguarda ainda o deferimento de um refinanciamento de dívida tributária com o fisco (REFIS).
A preocupação é o pequeno produtor
James Villela acredita que a Cooperativa em curto espaço de tempo ainda tem sobrevida para tentar se recuperar mas a longo prazo não faz previsões. A preocupação dele é com o pequeno produtor. James afirmou que não havendo a Cooperativa para onde o pequeno produtor que produz cerca de 50 mil litros de leite por mês vai escoar sua produção. Os grandes produtores, aqueles que produzem por exemplo em torno de 500 mil litros de leite por mês estes têm sua produção comprada pelas multinacionais que chegam a destinar veículos para recolher o leite na propriedade produtora. O pequeno produtor que muitas vezes não tem um tanque de armazenamento para estocar o leite por algum tempo já que o produto é altamente perecível não teria o que fazer sem ter a cooperativa para vender seu leite.
Empregos e pequenos produtores
A Cooperativa hoje gera 30 empregos diretos em Além Paraíba e cerca de 90 empregos indiretos. Os pequenos produtores têm seus ganhos exclusivamente do leite que vendem para a Cooperativa de Além Paraíba. Para a cidade seria uma tragédia se CPLAP parar de operar.
Seriedade
James Stewart Villela, Presidente da Cooperativa é um cidadão de bem, uma pessoa comprometida com a pecuária leiteria e de honestidade a toda prova. Os problemas que a Cooperativa enfrenta não vem de hoje. Eles são frutos da política equivocada dos últimos governos federais que não fomentaram o desenvolvimento das pequenas cooperativas preferindo dar o dinheiro a juros baixos para grandes multinacionais, que não têm compromissos com os pequenos produtores e visam apenas o lucro. O atual Presidente da Coooperativa de Além Paraíba, James Villela é a pessoa certa nesse momento delicado. É detentor de credibilidade e tem se dedicado diuturnamente para tentar resolver o problema. Espera-se que não tenhamos que lamentar pelo encerramento das atividades de mais uma das tradicionais entidades de nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.