Conforme estava prevista a audiência pública para discutir o projeto de lei municipal que institui na cidade o "escola sem partido" levou dezenas de pessoas à Câmara Municipal na tarde de 7 de julho de 2017. Promovida a pedido do Vereador Dione Miranda, autor do projeto que se encontra com tramitação sobrestada (suspensa) no momento, a audiência reuniu um grande número de pessoas. A maioria era notadamente contra o projeto. Os professores da rede municipal e estadual de ensino se mobilizaram durante semanas e um grande número deles, todos contrários ao projeto estiveram presentes com faixas e cartazes. A comunidade Evangélica, notadamente favorável ao "escola sem partido" não compareceu como o esperado. Apenas um Pastor de uma grande denominação esteve presente por alguns momentos da audiência. Há de se salientar, que a atitude do Vereador Dione Miranda em convocar a audiência pública foi um ato democrático. O Vereador quis ouvir opiniões contrárias e favoráveis à matéria antes de a mesma seguir tramitando. O Vereador, regimentalmente, não tem de convocar a população para discutir um projeto de Lei que proponha. Essa atitude merece ser destacada e por ela o Vereador Dione Miranda é digno de cumprimentos.
Vereadores com a palavra
Após a abertura da audiência, falou o Vereador Gerson Barreto, Presidente da Câmara que deu boas vindas ao público e passou a Presidência para o autor do pedido do evento, Vereador Dione Miranda, que também explicou suas razões. O Vereador David da Paz em seguida fez uso da palavra, se posicionou contrário a matéria e ainda fez críticas ao Deputado Lincoln Portela, presente no evento, e que segundo o Vereador, a imprensa afirma estar envolvido nas delações da JBS (Leia matéria na página). Em seguida falou o Vereador Gilson Ricardo Costa Ribeiro. Gilsinho também se posicionou contrário ao Projeto. Também estiveram presentes os seguintes Vereadores que já tem posição contrária ao projeto: Reginaldo Câmara Estevanin, Rodrigo França e Wolney Freitas. Presentes ainda, porém sem posição conhecida sobre o projeto: Luiz Augusto Pinto, Francisco Antônio Nunes, Vicente de Paula Gomes, Leidmar Diogo, Aymar, Polenta, além do próprio Presidente Gerson Barreto.
Prefeito com a palavra
Após a fala dos Vereadores, o Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, também discursou, posicionou-se contra o projeto e afirmou que como Professor gostaria de estar discutindo as mas condições de trabalho do Magistério (matéria com detalhes já publicada aqui no site). Além do Prefeito estavam presentes as seguintes autoridades: Dr. Paulo Goldstein (Vice Prefeito), Bethânia Reis de Souza Gracioli (Secretária de Saúde), Mônica Goldstein (Secretária de Assistência Social), Pablo Téofilo (Chefe de Gabinete), entre outras. As ex Secretárias Municipais de Educação, Luciana Galhardo e Cláudia Amaral, também estiveram presentes. O Deputado Estadual Rogério Corrêia e o Vereador Betão, da cidade de Juiz de Fora também compareceram a audiência e são contrários ao Projeto.
Debates
Alternadamente por sorteio, os debatedores contra e à favor do projeto se manifestaram. Os mais importantes depoimentos contrários a proposição foram de Guilherme Diniz (Professor e ex Vereador) e Rosângela Sendon (Professora e Ex Vereadora). Os mais importantes depoimentos a favor do projeto foram do Deputado Estadual Leo Portela e do Vereador do Município de São Paulo, Fernando "Hollyday". O Deputado Federal Lincojn Portela usou parte de seu tempo (10 minutos para cada debatedor) para se defender das afirmações anteriores do Vereador David da Paz e ao defender a matéria perdeu um pouco do controle diante das manifestações contrárias que surgiam da platéia contrária ao projeto de lei. Em certa altura o Deputado foi chamado de fascista e retrucou dizendo que os "esquerdistas presentes é que eram fascitas". A audiência teve momentos de tensão e foi mediada pelo Jornalista Dauro Machado. Depois de quase 4 horas de duração, a audiência pública foi encerrada pelo Vereador Dione Miranda e pelo Presidente da Câmara Vereador Gerson Barreto. Veja as fotos. Clique nas imagens para ver as imagens em tamanho original:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.