CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO

PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Bethânia solta o verbo. A Secretária Municipal de Saúde concede entrevista que será publicada na edição de A Gazeta de amanhã e que antecipamos aqui no site. Leia.

Entre uma reunião e outra, falando ao telefone, despachando com funcionários, enfim no ritmo intenso da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretária Bethânia Reis de Souza Gracioli, recebeu a reportagem de A Gazeta para uma entrevista. Chamada de “Dama de Ferro” por seu temperamento forte e capacidade em gestão de saúde, a Secretária se emociona ao falar dos pais e não esconde o entusiasmo pela vitória eleitoral do irmão. Filha do saudoso ex Prefeito Miguel Belmiro de Souza e irmã, de “Júnior”, maneira como ela trata o atual Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, Bethânia respondeu a todas as perguntas mostrando realmente sua disposição para trabalhar e sua franqueza ao falar dos mais variados assuntos ligados a sua pasta. Leia a entrevista:
A Gazeta: A senhora foi a primeira Secretária a ser anunciada por seu irmão assim que ele ganhou a eleição para ocupar a importante pasta da saúde. Como está sendo este desafio?
Bethânia:  Em minha casa somos muito unidos. Minha relação com o Prefeito é muito boa. Logo que ele se candidatou a Prefeito, muitas pessoas que imaginavam que ele venceria sugeriram a ele meu nome para a pasta da saúde. Na verdade ele já havia me dito que se vencesse eu seria a Secretária. Está sendo um grande desafio, mas o Miguel sempre acreditou na minha capacidade e eu espero não decepcionar. Ocupar a pasta da Saúde tem sido muito bom na medida que posso, com o apoio do Prefeito, ajudar os que mais necessitam de atendimento, mas também é um desafio enorme. Os recursos são pequenos e precisam ser bem aplicados, temos que tentar fazer o muito com pouco. Mas sou uma pessoa otimista, acredito sempre no melhor.
A Gazeta: Hoje temos visto pelos gráficos que a Secretaria tem publicado, que o número de exames e procedimentos aumentou muito se comparado com o mesmo período do ano passado. A Saúde é uma prioridade no Governo Miguel Belmiro?
Bethânia: O aumento na realização de exames e procedimentos de fato aconteceu. É inegável, basta olhar os números. Com conseguimos? Otimizando nossos recursos, analisando onde as demandas eram maiores, onde havia mais necessidade e ai então atendemos. Cortamos algumas despesas que não julgamos pertinentes, fizemos boas parcerias  e felizmente estamos conseguindo bons resultados. Tem que se ter vontade de fazer. Quando temos vontade, realizamos. Há também um aspecto importante a se observar: Estamos trabalhando com o orçamento feito pela administração municipal que nos antecedeu, essa situação nos dificulta muito. Esse problema será sanado em 2018 quando o orçamento será elaborado pelo atual Governo. Com a atual dificuldade orçamentária estamos mapeando as principais necessidades e dando prioridades no que de fato tem urgência. Apesar de tudo, já gastamos esse ano 23 por cento do orçamento em saúde, quando a Lei nos obriga a gastar 15 por cento. O Governo Miguel Belmiro de Souza Júnior tem compromisso com a saúde da população.
A Gazeta: A Senhora tem um temperamento forte, é muito sincera e sempre muito franca em suas colocações. As vezes a senhora responde a altura determinadas postagens que julgamos injustas nas redes sociais sobre os serviços da Secretaria de Saúde. É bom ser franca?

Bethânia:  Muitas pessoas dizem que não devo me deixar irritar por críticas injustas e que isso faz parte do jogo político. Esse é um jogo que não jogo. Estou sempre pronta a responder educadamente qualquer crítica justa que façam a Secretaria ou mesmo ao Governo mas, quando vejo que as postagens tem muito mais o interesse de difamar a gestão ou de forma mentirosa criticar levando a discussão para a política aí realmente fico irritada. Antes de ser Secretária, eu sou a Bethânia, filha do Dr. Miguel e da Marisa, sou uma cidadã. As vezes respondo como Cidadã e se ser franca e sincera for um defeito, esse defeito eu tenho. Muitas pessoas por outro lado gostam de minha sinceridade e eu não pretendo abrir mão dela por estar num cargo político.
A Gazeta: A Senhora é muito querida pelos funcionários da saúde e logo que a senhora ai chegou era um grande ponto de interrogação. As pessoas tinham um certo receio por sua fama de chefe exigente. Como conquistou seus comandados?

Bethânia: Quando o Prefeito me anunciou como Secretária de Saúde muitas pessoas não me conheciam, não conheciam meu jeito de trabalhar. Lá no Hospital as pessoas que trabalhavam comigo já conheciam meu jeito de agir. Sou exigente e cobro muito, mas estou junto com os servidores, estou próxima deles, não dificulto o acesso a mim, acho. Discutimos o problema e todos se envolvem como co responsáveis pelo resultado. Se algo dá certo o mérito não é meu apenas, é da equipe. Eu sempre acreditei em trabalho de equipe. Sou amiga dos Servidores e no momento ocupo a chefia da Secretaria. No fundo não me coloco em um patamar superior, por isso tenho neles companheiros e eles têm em mim uma companheira. Não precisa ser arrogante para comandar.
Bethânia: Quando o Prefeito me anunciou como Secretária de Saúde muitas pessoas não me conheciam, não conheciam meu jeito de trabalhar. Lá no Hospital as pessoas que trabalhavam comigo já conheciam meu jeito de agir. Sou exigente e cobro muito, mas estou junto com os servidores, estou próxima deles, não dificulto o acesso a mim, acho. Discutimos o problema e todos se envolvem como co responsáveis pelo resultado. Se algo dá certo o mérito não é meu apenas, é da equipe. Eu sempre acreditei em trabalho de equipe. Sou amiga dos Servidores e no momento ocupo a chefia da Secretaria. No fundo não me coloco em um patamar superior, por isso tenho neles companheiros e eles têm em mim uma companheira. Não precisa ser arrogante para comandar.
A Gazeta: A Senhora é muito próxima do Prefeito e é natural que seja assim já que é irmã dele. Portanto a senhora muitas vezes intervem em situações junto a ele sobre outros temas da Administração. A Quadra de Vila Caxias que está sendo reformada, sabemos que a senhora foi fundamental para que a reforma acontecesse. Dá tempo de colaborar com outras áreas da administração com tanto trabalho na saúde?
Bethânia: Por ser irmã do Prefeito tenho um acesso diferenciado a ele. Estamos sempre juntos na casa de minha Mãe, nossa família é muito unida. As vezes se eu posso ajudar em outra área, se chega a mim um problema que acho que posso ajudar na solução, levo a questão ao Prefeito e se ele me autoriza, eu ajudo no que é possível. O interesse de todos nós é acertar. Meu Pai tinha esse pensamento e nós temos também. As vezes então colaboro no que posso mesmo que não seja na saúde.
A Gazeta:  Em recente entrevista, o Provedor do Hospital  lamentou muito seu afastamento da instituição. Sabemos o quanto a senhora é responsável pela nova e elogiada fase do HSS onde foi por ano administradora. Foi fácil deixar o Hospital para se dedicar a Secretaria de Saúde, já que ambos são comandados por pessoas diretamente ligadas à senhora?

Bethânia: Quando o Rafael (Dr. Rafael Gracioli) assumiu a Provedoria do Hospital a situação era muito difícil. Ele me convidou para ser administradora da Instituição. Meu Pai viveu pelo Hospital São Salvador. Enquanto pôde, já doente, trabalhou no Hospital sempre pelas pessoas mais humildes. O Hospital está no meu sangue, na historia da minha vida, na história da minha família. Tive todo o apoio do Rafael e juntos fizemos um trabalho que as pessoas elogiam. O Hospital agora é outro, todos vêem. Agradeço a gentileza do Rafael em lamentar minha ausência, mas não podia deixar de ajudar meu irmão nesse desafio. Nunca deixarei de me preocupar e ajudar o Hospital. Não estou lá fisicamente, mas meus pensamentos e minha alma sempre estarão lá.
A Gazeta:  A Senhora é muito dedicada naquilo que faz e sabemos que há um componente sentimental em meio a tudo isso pois seu Pai foi Prefeito, era muito ligado em saúde pública, muito preocupado com a saúde dos mais carentes e foi também um grande Provedor do Hospital. A Senhora está talvez dando prosseguimento ao trabalho de sue Pai?
Bethânia: Meu Pai foi um homem do qual só temos que nos orgulhar. Ainda hoje, tanto tempo depois que ele faleceu ainda somos, eu, meus irmãos e minha mãe, abordados por pessoas que falam dele com saudade, isso nos deixa orgulhosos. Meu Pai teve muitos sonhos para Além Paraíba, principalmente quando foi Prefeito e Provedor. Sempre focou essas funções como mecanismos de proporcionar uma vida melhor para as pessoas. Tanto eu quanto o Prefeito, meu irmão, nos miramos nos exemplo que ele nos deixou. Procuramos fazer o melhor para honrar a confiança que o povo depositou no governo de renovação. As vezes sinto me dando prosseguimento ao trabalho de meu Pai. O Prefeito Miguel também coloca em prática o pensamento de meu Pai. Tenho certeza que a cada bom serviço que prestarmos para a população estaremos colocando em prática a maneira de Governo do Dr. Miguel.
A Gazeta:  Muitos dizem no futuro, a senhora pode ser a natural sucessora de seu irmão na Prefeitura e muitos abraçam essa idéia. A Senhora pensa que um dia poderá se candidatar a Prefeita de Além Paraíba?
Bethânia: Eu não vou mentir e dizer que não fico envaidecida quando as pessoas falam sobre isso. O futuro a Deus pertence. No momento estou focada a fazer um bom trabalho na saúde, essa é a orientação do Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior. Se no futuro meu nome for uma opção em nome de um projeto político não fugirei as minhas responsabilidades no entanto meu desejo maior é ajudar meu irmão a colocar em prática a renovação que anunciamos na campanha.
A Gazeta:  A Senhora é apelidada de Dama de Ferro. Esse é o mesmo apelido que a ex Primeira Ministra Inglesa, Margareth Tatcher tinha, por sua energia, destemor e eficiência. Esse apelido a agrada ou desagrada?
Bethânia: Esse apelido não me incomoda. A primeira Ministra da Inglaterra foi uma grande mulher, que teve coragem de fazer mudanças necessárias. É uma honra ser comparada com ela. Não me sinto uma Dama de Ferro, sou uma pessoa simples, e os que me conhecem sabem disso. Sinto-me tendo um dever com a população e com os ideais de meu irmão para fazermos o melhor para as pessoas.
A Gazeta: Terminamos essa entrevista pedindo que a senhora deixe uma mensagem a população?

Bethânia: Tenham paciência, não conseguimos tudo ainda, mas vamos conseguir muito, nosso Governo vai fazer a diferença, tenho certeza. O Prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior tem sensibilidade e determinação e isso contagia a todos nós que com ele trabalhamos. Estamos com 6 meses de mandato, ao final de 4 anos, tenho certeza teremos acertado muito mais do que errado. Agradeço a minha Mãe e meu fillho Gabriel pelo apoio, pelo apoio dos meus companheiros de trabalho e pela confiança que as pessoas depositam em mim. Não decepcionarei, apesar das dificuldades que a saúde pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.