O Prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior e seu vice, Paulo Henrique Marinho Goldstein, convidaram a imprensa alem-paraibana para uma entrevista coletiva. O encontro aconteceu na manhã do dia 13 de janeiro de 2017, no gabinete do Prefeito. Durante a entrevista o Prefeito informou aos integrantes da imprensa que, acompanhando parecer da Chefia de Controle Interno, que em novembro de 2016, posicionou-se contra o aumento da tarifa da passagem de ônibus urbano, resolveu publicar Decreto revogando o aumento concedido pela administração anterior. Segundo o Prefeito, em 18 de novembro de 2016 o então Prefeito concedeu o reajuste da passagem dos coletivos de R$2,90 para R$3,10. O aumento foi solicitado pela empresa Viação 13 de Junho naquele mês quando só deveria ter havido tal pedido em janeiro deste ano. O Prefeito ainda disse que não encontrou documentos acostados ao pedido que justificasse o pedido de aumento e que a Viação 13 de Junho não vem cumprindo uma série de itens previstos no contrato que ela e tem com o Município. Pelas razões expostas, reforçadas pelo parecer contrário ao aumento emitido pela Chefia do Controle Interno no ano passado, o Prefeito entendeu que para resguardar-se de legalidade deveria e o fez, revogar o Decreto e consequentemente anular o aumento na tarifa. "O Prefeito anterior passou por cima do parecer do controle interno, nós não faremos nada e a Lei", afirmou Miguel Belmiro de Souza Júnior.
O Vice Prefeito, Dr. Paulo Henrique Marinho Goldstein, afirmou durante a coletiva que a empresa já havia sido avisada da decisão e que se comprometera a, em 30 dias, inserir quatro ônibus novos em sua frota, com acesso a internet wi-fi. Segundo Dr. Paulo, a empresa também se comprometeu a desenvolver um aplicativo para que tanto a Prefeitura quanto a população possam, em tempo real, saber o local onde se encontram os coletivos e assim aferir o cumprimento dos horários. Dr. Paulo disse por fim que, assim que a empresa estiver promovido melhorias e apresentado planilhas que justifique aumento de tarifa poderão ingressar com novo pedido de reajuste; Tal pedido será analisado pela Prefeitura com critérios técnicos e de legalidade e então, se for o caso, será concedido, como previsto no Contrato de prestação de serviços. Dr. Paulo finalizou dizendo que não é de interesse da administração atual prejudicar qualquer empresa mas que tanto ele quanto o Prefeito Miguel se comprometeram durante a campanha a fiscalizar com rigor o transporte coletivo de passageiros que é alvo de constante reclamações da população.
Os representantes da imprensa questionaram também ao Prefeito e ao vice a situação do serviço de moto-táxi onde muitos deles não estão cumprindo os valores estipulados pela tabela da Prefeitura para as "corridas". Sob esse assunto, o Prefeito Miguel Belmiro respondeu que estuda a possibilidade de por Decreto ou Lei Municipal determinar que o valor da tarifa seja afixado (adesivado) nas motocicletas para que a população pague o valor estipulado pela Prefeitura. O Vice Prefeito, Dr. Paulo, disse que os moto-taxistas que estão cobrando valores superiores aos da tabela da Prefeitura podem ser denunciados pelos usuários e que neste caso haverão as punições previstas na Lei Municipal que regulamenta o serviço e até mesmo a cassação da concessão do moto-taxista. Sobre os moto-taxistas clandestinos, o Prefeito Miguel Belmiro afirmou que, recebendo denúncia formal, determinará a apuração da prestação clandestina do serviço e por meios legais aplicará as multas cabíveis e a apreensão da motocicleta.
No final do mês, o Prefeito Miguel Belmiro anunciou nova coletiva com a imprensa para detalhadamente relatar a real situação que encontrou o Município em todos os sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.