A Prefeita de Volta Grande, Eliana Quintão, além de ter perdido as eleições de 3 de outubro, de ter tido as contas rejeitadas pela Câmara Municipal responderá agora a uma ação criminal por cometimento de fraude no processo eleitoral. Quem afirma é o Promotor Eleitoral de Além Paraíba, Dr. José Gustavo Guimarães da Silva. Além de Eliana Quintão serão processados também o atual Vice Prefeito daquele Município, Celso Junqueira (Vereador eleito nas últimas eleições) e o candidato a vice de Eliana Quintão também derrotado. Em Volta Grande o grande vitorioso foi "Seu Jorge", um dos mais respeitados moradores daquele Município.
Entenda o caso.
Em maio passado, prazo final para transferência de títulos de eleitores para outros Municípios, o Cartório Eleitoral de Além Paraíba detectou uma movimentação suspeita: Vários moradores do Goiabal, Morro do Cipó e adjacências estavam transferindo seus títulos para a cidade de Volta Grande. Logo veio a denúncia de que essas transferências estavam sendo "patrocinadas" pela Prefeita Eliana Quintão e seu grupo político de maneira a conseguir eleitores de "cabresto" para nela votar. As transferências eram pagas. As pessoas, na maioria pobres e desempregadas, recebiam uma importância em dinheiro para transferirem seus títulos para Volta Grande para endereços falsos. A Justiça Eleitoral fez diligências e encontrou por exemplo vários títulos registrados em um mesmo endereço. Alguns endereços dados eram de pessoas ligadas a Prefeita de Volta Grande ou mesmo eram terrenos sem qualquer edificação. O Promotor Eleitoral instaurou processo apuratório e ouviu dezenas de pessoas que ao final confessaram que, por dificuldade financeira aceitaram participar da fraude eleitoral.
Ação proposta na véspera da eleição
No dia 1º de outubro o Promotor Eleitoral denunciou a Prefeita Eliana Quintão, o vice Prefeito Celson Junqueira e seu candidato a vice na eleição atual. Se condenada, Eliana Quintão e os demais denunciados perderão os direitos políticos, pagarão pesadas multas e há entendimentos que pode haver até mesmo pena de prisão.
Posso tudo
Conhecida pelo temperamento forte, Eliana Quintão era temida enquanto Prefeita de Volta Grande. Ela, segundo fontes, afirmava que quem está no poder, pode tudo e que para se reeleger faria o que fosse necessário, pelo que se vê, até mesmo tentar fraudar o processo eleitoral tirando de forma ardilosa e ilegal eleitores de Além Paraíba para nela votarem.
Agilidade sim, impunidade não!
A população de Volta Grande espera que a Justiça eleitoral, conhecida pela agilidade de seus procedimentos não demore a concluir o processo para que a Prefeita e os demais envolvidos sejam punidos nos rigores da Lei demonstrando assim que ninguém fica impune e que quem está no poder pode tudo, mas tudo que a Lei permite.