As eleições passadas reservaram-nos várias surpresas, principalmente em seus resultados. Muitos candidatos com eleições dadas como certas não ganharam outros tantos que não apareciam tanto nas apostas, acabaram sendo eleitos. Foi realmente uma onda de mudança. Com a não candidatura de 4 candidatos e a derrota de outros que exerciam o mandato, 2017 teve início com um Legislativo oxigenado.
Vieram então as eleições da Mesa da Câmara para o biênio 2016 - 2017. Os cargos são todos importantes e com funções definidas, mas o responsável pela condução do Poder Legislativo e único responsável no final por tudo que ali se procede é o Presidente.
Gerson Barreto foi eleito por ampla maioria, creio que por unanimidade dos votos. Reconhecidamente ele teve o apoio do Prefeito e Vice, mas isso apenas não é o bastante. A história nos mostra que outros candidatos favoritos do Executivo acabaram por perder as eleições. É preciso capacidade de articulação do próprio candidato, sem isso não há apoio que garanta a vitória nas eleições de Presidentes.
Gerson Barreto transmitiu aos colegas algo raro hoje em dia no mundo político: Confiança. Sérgio em suas propostas, disposto a se dedicar ao resgate da instituição Legislativa de Além Paraíba, Gerson foi conseguindo apoio e venceu a eleição. Vencer é importante mas, a forma de presidir, é o que torna um Presidente diferente. Ou se é Presidencial ou se é apenas um Vereador numa cadeira central.
Gerson Barreto tem sido Presidencial. Policial Civil há quase 30 anos, sem uma nódoa em sua carreira, bacharel em direito, Gerson é um lider natural. Liderança não é algo que se compra ou se aprende, ou se tem ou não se tem. Junto da liderança é preciso haver firmeza de propósitos, foco no que vai fazer, saber como fazer e finalmente sair das teorias para entrar na prática.
Em 100 dias de Presidência, Gerson Barreto tem sido acima de tudo um conciliador sem ser manipulado, tem sido respeitoso com seus pares sem ser marionete. Tem sido firme em seus propósito sem impor seus desejos ou suas verdades. Ele defende seus pontos de vista com tranquilidade e segurança, trazendo para sí o apoio dos Parlamentares.
A Câmara está sendo protagonista em sua gestão e não apenas uma mera coadjuvante, subserviente como em outros tempos. São muitas ações que Gerson tomou e que merecem destaque mas, chega a nosso conhecimento que dentre tantas boas coisas ele prepara um documento, dentro da legalidade para compartilhar com seus colegas, permitindo que todos o assinem. Tal documento tem como mira a COPASA, que já deveria desde de dezembro passado ter concluído a obra de tratamento de esgoto e sequer deu início a mesma. Gerson quer captar duas mil assinaturas em um documento para que junto com a lavra dos demais Parlamentares tenha a legitimidade de propor mecanismo real para que a empresa comece a obra mas principalmente NÃO COBRE 100 POR CENTO DE TAXA DE ESGOTO QUANDO CONCLUI-LA, com considerável atraso.
Ter um Vereador como Gerson Barreto na Presidência da Câmara é ter a certeza que a Casa Legislativa caminhará com serenidade mesmo nos momentos mais delicados, que será ouvida mas que também exigirá reciprocidade auditiva.
É animador ver Gerson Barreto presidindo a Câmara Municipal de Além Paraíba. Deus, o destino ou acaso simplesmente quiseram que isso acontecesse. Aos três devemos dizer: Que bom que aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.