O Professor José Alves Fortes, Presidente Emérito da Fundação Cultural de Além Paraíba, ex Prefeito, ex Vereador, ex Governador de Rotary Clube, Diretor da Revista Brasil Rotário e integrante de Rotary International, tem passado a maior parte de seu tempo em Teresópolis, onde tem um apartamento. Na vizinha cidade serrana, Zezinho Fortes cuida de sua saúde que necessita de atenção especial e acompanha sua esposa, Marley Baranda Fortes, cuja saúde inspira cuidados. José Alves Fortes fez chegar através de seu motorista uma carta na residência do Jornalista Dauro Machado. A correspondência, manuscrita pelo próprio José Alves Fortes e assinada por ele e por sua esposa, com letra trêmula. A carta emocionou Dauro Machado pelo seu conteúdo que se refere aos 50 anos de idade a ser completado pelo Jornalista. A correspondência tem a seguinte o seguinte conteúdo:
Teresópolis, 29 de abril de 2017.
"Quando eu não puder entrar na avenida, quando as minhas pernas não mais aguentar, levar meu corpo, junto com meu samba, o meu anel de bamba entrego a quem mereça usar (...) Antes de me despedir, deixo ao sambista mais novo, o meu pedido final: Não deixe o samba morrer!"
Querido Dauro, queridíssima Helena, amigos do coração;
Há 30 anos, completei meio século de vida, e concorrendo a premiação do FEAPO - Festival Aberto de Poesia - com a poesia "50 Verões" interpretada brilhantemente por Marília Rosestolato, fui o vencedor daquele ano. Uma das maiores emoções de minha trajetória, que sabemos, extraordinária.
Agora é a sua vez. Parabéns! Naquele ano surgia um jovem que viria a estremecer Além Paraíba, com promessas - algumas inatingíveis - de lutar pela felicidade de nosso povo: inteligente, corajoso, ousado. Era você
Participei, com pronunciamentos públicos de todos os eventos sociais que promoveu, desde o primeiro, no Rex Clube.
Recebí elogios de alguns intelectuais no momento, inclusive do Fabinho Filgueiras, que não era pródigo em agradar ninguém.
Emocionei você e os demais homenageados. De lá pra cá, multipliquei ao infinito minhas ações e atuações, que me levaram a trabalhar - tornando-me conhecido - no Brasil e em vários países do orbe civilizado, através do Rotary e da FEAP - Fundação Educacional de Além Paraíba.
Hoje, às portas de completar "80 verões", dou conta do seu incansável mister: cumprir o prometido!
Como Jornalista, Vereador e Radialista, vem prestando incontáveis serviços, realmente inimitáveis.
Peço-lhe que não esmoreça, e siga em frente, adaptando-se com seu grande talento às alterações e mudanças ao seu redor. Não deixe o samba morrer...
Todas as tentativas passarão, mas você permancerá. Aconteceu comigo.
Assim como faço com Karime - que revolucionou a FEAP a ponto de atingirmos pontuação 4 (máximo de 5) pelos avaliadores do Ministério da Educação - MEC - em todos os cursos mantidos, a quem passei meu "anel de bamba", quero que receba também uma faiscante cópia dele, para inspirá-lo a seguir atuando, com o brilho de sempre. Não se desfaça dele.
A estrada é infinita, e as encruzilhadas desafiadoras.
Sem dúvida, por merecimento, você vencerá.
Beijo você no coração. Parabéns.
Afetuosamente,
José Alves Fortes e Marlei
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.