CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO

PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Dívida faz museu onde morou Santos Dumont fechar as portas


O Museu de Cabangu, que homenageia Santos Dumont, na cidade de mesmo nome, fechou as portas na última segunda feira, dia 14 de janeiro, após 70 anos mantendo um importante acervo do "pai da aviação". São cartas, fotografias, documentos, roupas e móveis.  Mônica Castello Branco, coordenadora do espaço há 26 anos, lamenta muito o fechamentp do espaço inaugurado pelo seu pai.
O Museu era mantido exclusivamente com uma subvenção da Prefeitura de Santos Dumont, que deixou de repassar os R$ 12 mil mensais há um ano.
Segundo Mônica, os débitos levaram à inscrição do CNPJ no cadastro de devedores e a fundação nem mesmo consegue as certidões negativas para se beneficiar da Lei Rouanet de incentivo à cultura, por exemplo. 
O museu recebe em média 2 mil visitantes por mês. A casa onde Alberto Santos Dumont nasceu funciona como museu desde 1973, ano do centenário do inventor, e é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). 
Entre os objetos, o antigo chapéu panamá, uma das marcas registradas de Santos Dumont, fotos de suas aeronaves, móveis como uma cama usada por ele, louças e talheres, além de uma réplica do 14 Bis e, ainda, um avião T 23 Uirapuru da Força Aérea Brasileira. O acervo conta também com dois bustos de Dumont, que ele próprio esculpiu.
O imóvel que abriga o museu pertence à prefeitura, mas os cuidados e manutenção foram assumidos pela Fundação Casa de Cabangu.  A Aeronáutica cuida da segurança do museu e da área externa e, mesmo com o fechamento à visitação, manterá esse serviço 24 horas para proteger o acervo.  Além disso, Mônica contou que ela e mais dois funcionários vão cuidar para que o acervo fique preservado.  Mesmo com o encerramento das atividades museológicas, o parque ecológico, que está sob a guarda da Aeronáutica e possui como atrativos várias réplicas de aviões em uma área de 365 metros quadrados, continua funcionando. (Fonte e Foto Jornal Hoje em Dia - Com alterações da redação - 15/01/2019 - AS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.