CHEGAMOS A 1 MILHÃO E MEIO

PASSAMOS DE 1 MILHÃO DE MEIO DE ACESSOS!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Hospitais de Minas que cobravam para fazer atendimento do SUS são alvos de operação


Dois hospitais filantrópicos da Zona da Mata mineira que supostamente faziam cobrança para priorizar atendimentos que deveriam ser gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram alvos da Operação "Sala Vermelha", deflagrada hoje, dia 24 de janeiro, pelo Ministério Público de Minas (MPMG). 
Conforme as denúncias, estariam envolvidos nas irregularidades o Hospital Santa Isabel, que fica em Ubá, e o Doutor Armando Xavier Vieira, localizado no município de Guarani. Vários funcionários das unidades de saúde estão sendo investigados por participação nas possíveis ilegalidades.
Para apurar o caso, a Justiça expediu um mandado de prisão temporária e outros 12 de busca e apreensão nas cidades de Ubá, Guarani, Piraúba e Rio Novo. As ordens judiciais foram
As investigações apontam que os dois hospitais, conveniados ao SUS, criaram um esquema em que exigiam, de forma ilícita, pagamento de consultas médicas pelos respectivos usuários. Conforme o MPMG, provas documentais e testemunhais mostram que as irregularidades tiveram início em 2013 e prosseguiram até o ano passado. 
Foram identificadas duas fraudes, sendo que na primeira, ao Sistema de Regulação SUSfácil, os pacientes eram transferidos informalmente das unidades hospitalares de origem para o Hospital Santa Isabel, sob a condição do pagamento da consulta médica de pronto socorro. Neste caso, os pacientes passavam na frente de outros do SUS que aguardavam transferência por meio do sistema oficial.
A segunda fraude ocorria no sistema de classificação de risco do pronto socorro do mesmo hospital. Os usuários que se submetiam ao pagamento das consultas particulares no pronto socorro burlavam a fila de espera do SUS, acessando imediatamente a consulta e os serviços do próprio SUS disponibilizados pela unidade de saúde.
O MPMG pede que quem tenha novas denúncias contra os hospitais entre em contato com os seguintes canais: telefones 127 gratuitamente, (32) 3241-5393, (32) 3541-1277, (31) 3330-8409 ou (31) 3330-9504, ou pelo e-mail crpjsaude@mpmg.mp.br.
(Fonte Hoje em Dia – Com alterações da redação AS – 24/01/19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.