Há 5 anos atrás, num domingo, 12 de janeiro , da janela do Palácio Apostólico, durante a oração do Angelus, o Papa Francisco anunciava a criação de novos Cardeais para a Igreja Católica. Dentre aqueles que se tornariam "Príncipes" da Igreja o Santo Padre anunciou o nome do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Um grande aplauso se ouviu na Praça e o Papa, sorridente, interrompeu o anúncio e disse: "Pelo que se vê há muitos brasileiros presentes hoje - clique no link assista o vídeo: Anúncio da elevação de Dom Orani Tempesta a Cardeal
"A nomeação de Dom Orani Tempesta foi motivo de grande alegria para todos os Católicos do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Ele é uma um exemplo", afirma o Monsenhor André Sampaio, um dos Presbíteros mais próximos do Cardeal e um dos mais preparados Sacerdotes Católicos da atualidade.
O que é um Cardeal
Considerados os "senadores" ou "príncipes" da Igreja Católica, os Cardeais têm a função de auxiliar o Papa em suas decisões, assumindo por vezes cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja. Eles também participam, até completarem 80 anos, do Conclave, reunião secreta cujo objetivo é escolher um novo Papa.
Dom Orani: O conciliador
Numa das dezenas de reportagens que circularam na Imprensa quando Dom Orani foi criado Cardeal, uma delas tem o seguinte texto: "A timidez e a capacidade de conciliação estão entre principais características de Dom Orani, que está à frente da Arquidiocese do Rio desde 2009. Filho caçula dos Tempesta, família com nove filhos descendente de italianos e católica fervorosa, o religioso nasceu em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em 1950."
Dom Orani: Cardeal do Povo
Dom Orani veio para o Rio de Janeiro procedente de Belém onde era Arcebispo. Ele é um Monge Cisterciense. Dentre suas inúmeras qualidades que de fato são muitas está a de ser simples e de gostar de estar próximo das pessoas. Quanto mais simples, quanto mais humildes, quanto mais segregados, mais Dom Orani está presente. A Igreja "em saída" é de fato praticada por Dom Orani Tempesta. Constantemente Dom Orani vai as ruas, participa de almoços e refeições com mendigos, sem tetos, viciados, ações sociais. É amado pelo povo do Rio de Janeiro e do Brasil. Dom Orani Tempesta é o Cardeal do Povo.
A notícia do Cardinalato
Ao receber a notícia de que seria "criado" Cardeal pelo Santo Papa, Dom Orani Tempesta reafirmou seus compromissos com uma Igreja voltada para as pessoas mais simples, para uma Igreja que vai para as ruas levar a palavra de Deus, levar conforto e levar esperança. Ao ter o nome divulgado como Cardeal Dom Orani pediu orações aos povo para que ele pudesse bem servir as pessoas. Clique no link e assista uma entrevista de Dom Orani sobre sua elevação a cardeal: Dom Orani pede orações ao ser nomeado Cardeal
EDITORIAL:
A Igreja Católica no Brasil que é o maior País Católico do mundo haverá de conter anotados em seus anais, dois períodos : O primeiro antes de Dom Eugênio Sales (falecido) e depois dele e mais recentemente antes de Dom Orani Tempesta e depois dele. Em sendo hoje um dia de festa, data em que comemoramos os quatro anos em que da Praça de São Pedro ouvimos o Papa anunciar o nome de Dom Orani Tempesta para integrar a cúpula da Igreja materializada no conjunto de Cardeais vamos a isto nos ater e vamos focar este artigo nesse homem de Deus cuja energia para o cumprimento de sua excelsa missão impressiona sobremodo. Normalmente não se vê nos Purpurados o que se vê em Dom Orani João Tempesta: a simplicidade, o espírito e a vocação de Pastor. Cardeal respeitado, chamado a opinar nas grandes questões do País, estimado pelas mais importantes autoridades na República, Dom Orani Tempesta cumpre sua extensa agenda de "Príncipe" da Igreja Católica mas é quando está com as pessoas simples que Dom Orani é Dom Orani. Ele se agiganta e com seus passos curtos porém rápidos, seu sorriso de Pai e sua mão acolhedora, é só Cristo, é só amor, é só bondade. Recentemente uma pesquisa afirmou que quando se pergunta à população qual o primeiro nome vem a cabeça quando se fala em Igreja Católica, Dom Orani Tempesta foi a resposta de 68,61 por cento dos entrevistados. Isso não é pouco. No momento atual da Igreja Católica no Brasil, Dom Orani é o grande farol. Ele, de forma natural e sem qualquer desejo, tornou-se a mais importante voz do Catolicismo Brasileiro com caráter, credibilidade e carisma irretocáveis. Um sábio diz que "o discurso empolga mas o exemplo arrasta". Não há frase melhor para definir Dom Orani Tempesta, o Cardeal do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.